Tech Drive: Avaliação do Fastback Abarth: um cupê 1.3 turbo com esportividade envenenada. A diversão começa quando liga apertamos o botão para ligar o motor, e aquele ronco esportivo ecoa dentro no interior do veículo. O Fastback Abarth parece que nasceu para ser envenenado, com seu motor turbo de 1.3 litros.
Aliás, tudo no Fastback Abarth é mais esportivo: suspensão, direção, rodas, além de todos os recursos eletrônicos preparados com ajustes mais agressivos em relação ao desempenho e performance.
O cupê é equipado com o motor Turbo 270, que rende até 185 cv com uso de etanol e 180 cv quando abastecido com gasolina. O torque, como indica a sigla do motor, é de 270Nm ou 27,5 Kgmf a 1.750 rpm. A aceleração vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, e a velocidade máxima é de 220km/h (etanol), com relação peso-potência é de 7,0 kg/cv, de acordo com os dados da Fiat.
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O motor é construído com quatro cilindros e quatro válvulas por cilindro, sendo um comando de válvulas único, com variação na admissão e acionamento por corrente. A ignição é eletrônica digital, incorporada ao sistema de injeção multiponto e direta. O sistema de exaustão conta com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante.
Esse carro é montado sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos na calibração do motor e do câmbio, deixando a trocas mais rápidas e esportivas. O câmbio é automático de seis velocidades, com acoplamento feito por um conversor de torque.
A engenharia da marca explica que são três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais divertido de dirigir.
Outro destaque que confere a esportividade do Abarth é justamente o modo Poison, que pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante. Nesse momento, a carga da direção é aumentada, permitindo uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.
Essa calibração mais esportiva inclui uma vetorização dinâmica de torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais agressivo nas manobras. Enquanto o câmbio passa a fazer trocas mais rápidas e há uma redução automática das marchas em frenagem. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
As suspensões do modelo ficaram mais estáveis com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas também tiveram que ser mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.
Com interior esportivo e sofisticado, o coupé traz ampla lista de equipamentos de série, como central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), ESP (Electronic Stability Program), freio de mão eletrônico com Auto Hold etc.
Com uma ampla lista de equipamentos de série, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade a bordo, SUV Coupé esportivo dispensa opcionais
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.