Com a abertura do evento, dia 7 de novembro, a Fenatran constata a força dos veículos comerciais no transporte brasileiro. A 23ª edição da maior feira do setor de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina reuniu mais de 500 marcas expositoras, numa área de 100 mil m², e espera que a visitação ultrapasse as 60 mil pessoas durante os cinco dias de evento. A feira acontece no São Paulo Expo – Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, até o dia 11/11 às 21h.
Leia a Revista Oficina News completa
Novas tecnologias, sustentabilidade e conectividade fazem desse salão se refletem em soluções para o transportador e para o mercado de logística como um todo. O evento conta com a participação de grande parte das montadoras de caminhões e veículos de carga, os principais players de implementos rodoviários e outros setores que fazem parte da cadeia de valor de transporte, como monitoramento, sistemas inteligentes, pneus, lonas, motores e muito mais.
A Revista Frete Urbano esteve presente no evento com estande para distribuição de revistas, na rua A141.
Algumas atrações:
No espaço da Daf, a nova linha da marca com os motores MX-11 e MX-13, já adaptados ao Euro 6, que tornam os novos caminhões DAF CF e XF 2023 mais econômicos e menos poluentes. Mostra ainda o modelo CF Semipesado Rígido com o novo motor PACCAR PX-7 Euro 6 e o DAF LF Elétrico já produzido em linha e vendido na Europa.
A Paccar Parts, responsável pelas peças genuínas DAF e PACCAR e de reposição multimarcas, apresenta durante a Fenatran 2022 um caminhão todo equipado, com defletores de ar de cabine, multimidia, kit hidráulico, rodas de alumínio, iluminação de teto, entre outros recursos.
A Ford, por meio da sua Divisão de Veículos Comerciais da América do Sul, vai exibir no seu espaço as três grandes novidades da linha Transit – a E-Transit, a Transit Automática e a Transit Chassi –, além da picape Ranger.
A participação da Iveco na Fenatran tem como destaque a apresentação da linha Euro VI e o novo caminhão extra-pesado S-Way, além de opções de modelos com propulsão alternativa e conectividade.
No estande da Jac Motores, os destaques serão três produtos 100% elétricos já lançados: o caminhão leve iEV1200T de 7,5 Ton de PBT, a van de carga JV 5.5 e o caminhão E-JT 12.5 de 12,5 Ton de PBT, além de mais dois lançamentos, também 100% elétricos.
A Mercedes-Benz Caminhões vai apresentar sua linha Euro 6 e importantes soluções para diminuir o impacto dos combustíveis no Meio Ambiente, além de ressaltar o projeto Caminhão Delas, uma iniciativa em conjunto com o Movimento A Voz Delas, que trouxe um espaço dedicado para das mulheres assim como um caminhão especial para as meninas.
No espaço da Scania, as novidades são a Linha Super, os motores P8/Euro 6, e as cabines da Nova Geração de caminhões Scania, que estreiam no interior da boleia, que ganha nova cor preta e em um tom mais suave.
A VWCO apresenta os pilares que vão sustentar seu novo portfólio a partir de 2023, com as versões reformuladas das famílias Delivery, Constellation e Meteor. Um dos destaques foi o modelo Meteor Optimus.
A Volvo vai mostrar sua nova linha de caminhões Caminhões Volvo FH, FM, FMX, que estão mais econômicos com motores Euro 6. A nova linha oferece mais desempenho, economia e ótima redução na emissão de gases poluentes.
Fenatran Experience e muito conteúdo
Os visitantes da feira podem aproveitar muito além da geração de negócios e relacionamento. Este ano, teremos o Fenatran Experience com a expectativa de realizar mais de 2.500 testes com veículos do setor, ou seja, as novidades das montadoras, que são as vedetes do pavilhão.
O test-drive incluem um circuito externo de 2 km de pista dentro do complexo do SP Expo, com a opção de dirigir – apenas para visitantes habilitados – 18 modelos com diferentes tipos de motores das marcas Ford, Iveco, JAC Motors, Mercedes-Benz, Scania e VWCO, que traem novas tecnologias de segurança e conectividade.
Como programação informativa para os visitantes, a organização do evento planejou, durante os cinco dias, mais de 40 horas de conteúdo, com foco em perspectivas para 2023, sustentabilidade, diversidade & inclusão.
Na Arena de Conteúdo, localizada na rua principal do Pavilhão, será realizada uma agenda diária de palestras e debates, que visará a atualização do público sobre os principais desafios e oportunidades do mercado, além de iniciativas e experiências dos principais players do setor. São destaques dessa agenda o 1º Fórum das Mulheres no Transporte e Logística e a 4ª edição do Fórum Transporte Sustentável, entre outros temas.
A programação completa da Arena de Conteúdo está disponível no site da feira www.fenatran.com.br e as apresentações serão disponibilizadas posteriormente na plataforma da Rota Digital Fenatran para acesso on demand.
Mais uma vez o setor especializado em intralogística e movimentação de materiais, a Movimat, receberá os participantes deste segmento que representam parte importante do ecossistema, como empilhadeiras, sistemas e tecnologias de armazenamento e processos logísticos, entre outros.
A Fenatran conta com a parceria institucional e apoio das principais associações do setor, como ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
“Nossa expertise é a construção de negócios e o setor de transporte e logística se mostra altamente relevante na capacidade de movimentar a economia brasileira. Mais importante: ele é promissor na conexão de pessoas. Por isso, esperamos gerar mais de R$ 9 bilhões em oportunidades de negócios para os expositores e visitantes na FENATRAN 2022”, comenta Luiz Bellini, diretor de portfólio da RX. O volume esperado de negócios é superior ao resultado da última edição do evento, em 2019, de R$ 8,5 bilhões.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.