Tech Drive: Acompanhe a avaliação do Fiat 500e, modelo 100% elétrico, esperto e econômico
Um compacto que marcou momentos importantes da marca Fiat, sempre com uma nova versão acompanhando a tendência da atualidade em várias partes do mundo. O Fiat 500 é assim, um veículo icônico que também teve suas boas passagens pelo Brasil, com destaque o modelo 100% elétrico que é comercializado hoje.
O modelo foi bem renovado nesta sua terceira geração, que vem desenvolvida sobre a nova plataforma Mini EV. Ficou maior e ganhou recursos tecnológicos de conforto, conectividade e segurança significativos.
Em termos de design, o 500 elétrico pode ser facilmente reconhecido por conta do interessante conjunto óptico com faróis e milhas redondos agora Full LED, que se destacam pelo DRL no capô como se fossem “sobrancelhas”, faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque, segundo a engenharia Stellantis.
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O pequeno Fiat 500e utiliza o motor elétrico, capaz de gerar 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. Mas o que manda mesmo é o torque, que atinge surpreendentes 220 Nm. Segundo os números da marca, essa configuração faz com que necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
Num projeto totalmente novo, a posição da bateria no assoalho foi aplicada para prover espaço a bordo, melhorando a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo, diz a engenharia. A arquitetura utiliza poucos componentes modulares sendo composta por um sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh).
O 500 elétrico ainda ganhou nova coluna de direção com regulagem axial, freio de estacionamento elétrico e novo eixo traseiro. Em relação às assistências ao motorista, o 500 elétrico oferece o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS) de última geração, atingindo classificação nível 2 na escala SAE, que reúne o controle de cruzeiro adaptativo, correção de mudança de faixa, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, entre outros.
O sistema de infoentretenimento tem tela sensível ao toque de 10,25” no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7”, que fornece conectividade e informações para melhorar a experiência do motorista. A marca evidencia a inserção do volante de dois raios e o cluster arredondado como uma conexão clara com o veículo original de 1957.
As soluções de armazenamento modular entre os dois bancos dianteiros, onde o câmbio estava originalmente localizado, melhorou significativamente o conforto percebido. Um novo console central surpreendente oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução.
O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). O resultado é um ambiente bem pensado e com menos botões.
Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.