Desde que a Fiat deixou para traz o Palio e colocou em cena o Argo, meu conceito mudou bastante em relação aos carros da marca. Sei que tem muito de gosto pessoal por traz disso, mas o Fiat Argo chegou com um desenho moderno e robusto, que não tem nada a ver com um carro popular, apesar de ter versões bem acessíveis, como a que testamos a 1.3 Drive.
Lançado em 2017, o veículo foi projetado do zero, com aquele estilão italiano, com a cara da nova Fiat e com muitos atributos que o deixam preparado para enfrentar as ruas e estradas brasileiras com muito charme e esportividade, sem deixar de lado a robustez necessária para as vias locais.
Tudo foi mudado também na parte mecânica, começando pelo motor Firefly 1.3, que é econômico e tem ótima performance. Segundo a marca, isso se dá por conta da combinação entre a adoção de duas válvulas por cilindro, com a alta taxa de compressão e pouco atrito interno. A ideia era conciliar a eficiência num conjunto confiável.
Sua construção inclui cabeçote de duas válvulas por cilindro e comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase. Os números refletem essa tecnologia, são 109 cv de potência quando abastecido com etanol e 101 cv com uso da gasolina, ambos a 6000 giros. O torque é de 14,2 kgfm com etanol e 13,7 kgfm com gasolina, a 3500 rpm. Temos a injeção eletrônica da Magneti Marelli e a taxa de compressão de 13,2 : 1.
Outro detalhe deste motor é o uso da transmissão por corrente no lugar da correia dentada para o acionamento da distribuição, isso deixa o motor mais robusto e com custo de manutenção mais baixo.
Para ajudar na economia, a Fiat colocou o sistema Start&Stop como item de série, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. O câmbio que vem para acompanhar essa versão é o manual de cinco velocidades, muito eficiente, macio e de trocas precisas.
Melhor dirigibilidade é conseguida com o auxílio da direção com assistência elétrica, que facilita as manobras e contribui para a economia de combustível. O modelo que testamos tinha inda vários recursos de segurança e conforto, como câmera de ré, sensores de estacionamento, controle eletrônico de Estabilidade (ESC), controle de tração (TC), Hill-Holder e sistema multimidia de 7 polegadas, com tela sensível ao toque, de alta definição, e compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.