Uma nova gama de motores marca o lançamento do Fiat Novo Uno já na linha 2017. O modelo estreia a nova família global de motores FIREFLY da FCA, com versões 1.0 três cilindros e 1.3 quatro cilindros.
Ambos os motores usam 2 válvulas por cilindro, tem construção modular, com bloco em alumínio. Um diferencial é a possibilidade de intercambiar peças, já que engloba variantes de três e quatro cilindros com uma única dimensão de pistão e de cilindro.
Assim, a Fiat pretende ter potência mais elevada, economia de combustível e redução de emissões de poluentes. Vamos aos números: o motor 1.0 alcança potência de 72 cv e torque de 10,4 kgf.m (gasolina) e 77 cv e 10,9 kgf.m (etanol), enquanto o 1.3 chega a 101 cv e 13,7 kgf.m (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgf.m (etanol).
Mais tecnológico do que nunca, o Uno 2017 chega com novos recursos de série como direção elétrica com função City, partida assistida (Tip Start) e pneus superverdes. Outros equipamentos de segurança são opcionais desde a versão de entrada: controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, entre outros. As versões 1.3 acrescenta nessa lista o sistema Start&Stop.
Por fora, o compacto também mudou, ficou mais moderno com novas grade e para-choque dianteiro. Por dentro, ganhou reformulações com novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função.
A gama é formada por seis versões, todas em carroceria 4 portas: Attractive 1.0 Flex, Way 1.0 Flex, Way 1.3 Flex, Sporting 1.3 Flex, Way 1.3 Flex Dualogic e Sporting 1.3 Flex Dualogic. Os preços começam em R$ 41.840.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.