Finalmente chega no mercado a picape média da Fiat, batizada de Toro, que vai oferecer duas opções de motorização ao cliente: diesel e flex. Com visual bastante moderno, a marca afirma que esse é o próximo ciclo de desenvolvimento da FCA no Brasil e na América Latina, uma nova identidade, um novo DNA, muito marcante, por sinal.
A proposta é de um carro robusto, com bom espaço interno, capacidade de carga e versátil, sem perder dirigibilidade, o conforto e a segurança. O segundo modelo a ser fabricado no polo da FCA em Pernambuco vai chega ainda com acabamento mais luxuoso, recursos tecnológicos de última geração e um desenho futurista, que com certeza vai mexer com o mercado de SUVs.
Segundo a marca, o frontal do Toro traz pela primeira vez o conceito de Split Lighting: dois conjuntos óticos integrados com o olhar na parte superior. O segundo grupo ótico é imponente e refinado, predominando a força e a suavidade na integração com a grade principal. A união dos conjuntos óticos superior e inferior é feita pelo logotipo Fiat.
Em relação à traseira, o compartimento de cargas fica bem separado do habitáculo, além disso, a forma de abrir a tampa traseira foi alterada radicalmente. Depois, a porta foi dividida em duas para trazer mais ergonomia ao uso, algo inédito no segmento.
São duas opções motores, o flexível EtorQ Evo 1.8 16V, que ganhou mais um sobrenome: VIS (do inglês, Variable Intake System – sistema de admissão variável. Entre os aprimoramentos estão ainda o uso do coletor de admissão, do eixo de comando e da bomba de óleo variáveis. Com isso, a potência saltou de 132 cv para 139 cv, com redução de até 5% no consumo.
A outra opção é o motor 2.0 16V turbodiesel (MultiJet II), de 170 cv, que oferece as transmissões do tipo manual de 6 velocidades e automática de 6 e de 9 velocidades, única no segmento. Essa versão oferece ainda a tração 4×4 bastante avançada tecnologicamente.
A Fiat oferece o Toro nas versões Freedom, Volcano e a série especial Opening Edition. A gama de cores externas do Toro tem como destaque as cores metálicas Marrom Horizon, Vermelho Tribal e Verde Botanic.
Editado por Carol Vilanova
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.