No Tech Drive trazemos a avaliação da Fiat Nova Strada, que teve renovações de visual e mecânica
Conhece o ditado que diz que em time que está ganhando não se mexe? Então, esse definitivamente não foi o lema da Fiat no desenvolvimento da picape Nova Strada. Líder de vendas há 20 anos, o modelo totalmente remodelado, tanto no design externo quanto na parte mecânica e nos recursos de segurança e tecnologia.
O resultado desse trabalho certamente vai se refletir nas vendas, confirmando a picape como o comercial leve mais vendido no país, o que já acontece há mais de 20 anos. Testamos a Nova Strada na versão Freedom Cabine Plus, que na verdade é o modelo com cabine simples, aquele mais usado pelo profissional que precisa transportar.
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Muito bem acertado, o veículo melhorou em tudo, o que já era esperado, considerando que desde o lançamento do Argo a Fiat teve uma evolução clara na parte mecânica e tecnológica. Começando pelo design externo, que conta com elementos inspirados na picape Toro, mas também remete a linha do Argo, principalmente na dianteira.
A frente elevada e o conjunto óptico, que usa faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light) são destaques, e o charme fica para a grade que abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag do lado esquerdo. Esse vai faz parte da nova identidade visual que os carros da marca a partir de agora.
Veja os acessórios e peças para Fiat Strada
O transportador sai ganhando quando for carregar, como explica a engenharia da marca, já que o posicionamento da suspensão com os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilita a acomodação de grandes volumes na caçamba. São 1.354 litros de volume com capacidade de carga de 720 kg nesta configuração. Ainda para ajudar, o peso de manuseio da tampa traseira foi amortecido em 60% por um novo sistema de mola suporta cargas de até 400 kg.
Fiat Nova Strada: renovações de visual e mecânica
A nossa versão, que não é considerada de entrada, vem equipada com o eficiente motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, capaz de entregar até 109 cv de potência quando abastecido com etanol. O câmbio manual é de fácil engate, e a direção com assistência elétrica deixam a picape muito gostosa de manobrar.
Temos ainda o volante multifuncional, capota marítima, rodas de liga leve e a nova central multimídia Uconnect 7”, com disponibilidade para Apple CarPlay e Android Auto, além de uma bela câmera de ré e sensores de estacionamento.
Assista ao vídeo de lançamento aqui
Para completar, além de dirigibilidade, temos recursos de segurança de última geração, como controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Boa para o lazer e melhor ainda para o trabalho.
Fiat Nova Strada: renovações de visual e mecânica:
Ficha técnica
Motor: | 1.3 Firefly |
Combustível | Etano/gasolina |
Cilindrada | 1.332 cm³ |
Potência | 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm/ 109 cv (etanol) a 6.250 rpm |
Torque | 13,7 kgfm (gasolina)/ 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm |
Transmissão | manual: cinco marchas à frente e uma à ré |
Tração | Dianteira com juntas homocinéticas |
Direção | Elétrica com pinhão e cremalheira |
Rodas e Pneus | 6” x 15” e 195/65 R15 |
Freios | Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira |
Suspensões | Dianteira: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora / Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito / Elemento elástico: Molas helicoidais Suspensão
Traseira: Eixo rígido / Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito / Elemento elástico: Molas parabólicas longitudinais |
Tanque de combustível | 55 litros |
Dimensões e pesos
Comprimento | 4.474 mm |
Largura | 1.732 mm |
Entre-eixos | 2.737 mm |
Altura | 1.607 mm |
Capacidade de carga | 720 kg |
Volume do porta-malas | 1.354 litros |
Carga máxima rebocável (sem freio) | 400 kg |
Peso em ordem de marcha (Std A) | 1.092 kg |
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.