No Tech Drive, a avaliação do Fiat Pulse Audace: motor 1.0 turbo com muita agilidade. Chegou a hora de conhecer de pertinho o SUV Fiat Pulse, mais um modelo desenvolvido todo no Brasil e produzido no Polo Automotivo da marca de Betim (MG). Andamos na versão Audace, equipada com o novíssimo motor 1.0 turbo, e de cara, o veículo impressionou por conta da sua agilidade e força.
A Fiat investe para se destacar no segmento que mais cresceu em 2021, o de SUVs compactos, e entra na disputa de cabeça. Segundo a marca, todo o projeto do modelo começou do zero e foi embasado nos pilares de Design, Performance Eficiente, Segurança, Tecnologia e Conectividade para que ele seja o SUV mais desejado de sua categoria.
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O design é muito parecido com o do Argo, com a dianteira mais alta e elegante. O para-choque elevado que amplia o ângulo de entrada foi incorporado assim como a grade frontal com o script da marca com a Fiat Flag no canto inferior direito. Faróis de LED e um elegante friso de ponta a ponta que deixa o modelo mais personalizado. As lanternas traseiras tridimensionais têm perfil elevado, também são de LED.
A maior novidade fica por conta do motor Turbo 200 Flex, 1.0l de três cilindros, que acompanha a tendência mundial de downsizing, sendo mais compacto e mais leve. O conjunto é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol e 125 cv quando abastecido com gasolina. Em relação ao torque, temos 200 Nm (daí o nome do motor) ou 20,4 kgfm, com qualquer combustível, disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.
Entre os componentes, destacamos o turbocompressor de baixa inércia da BorgWarner com wastegate eletrônica, capaz de reduzir o tempo de resposta e ampliar o controle da pressão no conjunto.
O motor conta ainda com a tecnologia MultiAir III, um sistema eletro-hidráulico que controla de maneira flexível as válvulas de admissão, mantendo a alta performance sem comprometer o consumo de combustível, e baixo nível de emissões.
Este mesmo controle permite antecipar a abertura das válvulas de admissão na fase de escapamento, criando uma recirculação de gases que reduz os óxidos de nitrogênio oriundos da combustão. A injeção direta de combustível tem injetores colocados quase na vertical em relação aos pistões, em ângulo de 23° para favorecer a mistura ar-combustível.
O câmbio automático CVT simula sete marchas e usa duas polias variáveis ligadas por uma correia metálica mergulhada em óleo.
O habitáculo inédito tem tons e texturas exclusivas com modernidade e conforto. E um painel digital foi combinado à tela flutuante do sistema multimídia de 10,1 polegadas com conexão via internet 4G e emparelhamento com IOS e Android.
Versatilidade com estabilidade, o alcança ótima dirigibilidade. A marca explica que o Fiat Pulse utiliza uma suspensão inédita, desenvolvida especialmente para o modelo. O conjunto é composto pelo sistema McPherson no eixo dianteiro e eixo de torção para as rodas traseiras, ambos dotados com uma nova geometria.
A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear, permitindo uma condução confortável e segura em qualquer condição de rodagem, com um diâmetro de giro de apenas 10,5 metros.
Uma lista ampla de equipamentos e recursos de segurança foram implantadas no Novo Pulse, que ganha o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) e uma grande variedade de tecnologias, apoiadas por um projeto moderno e avançado baseado na nova plataforma MLA.
A câmera posicionada na parte superior do para-brisas permite o uso da Comutação Automática dos Faróis, além de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse.
Também por esta mesma câmera, o Pulse é capaz de “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa e evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB).
Para completar, a segurança é garantida pelo Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões e a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS), que faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás em caso de frenagem brusca.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.