Fiat Uno 1.0: boa relação custo x benefício
Um modelo popular que tem mecânica fácil, baixo custo de manutenção e economia de combustível, atributos que refletem sua honestidade
Texto e fotos: Carol Vilanova
O Fiat Novo Uno é realmente um carro honesto. Entrega aquilo que promete e ainda tem baixo custo de manutenção e oferece uma boa economia de combustível. Ganhou mudanças no visual, ficou mais moderninho, mantendo o motor Fire Evo 1.0 na versão Attractive, a que testamos.
O Centro de Estilo da Fiat caprichou no aperfeiçoamento do desenho do modelo, mantendo o conceito das formas “round square” (quadrado redondo) com evoluções. As linhas ficaram ainda mais marcantes, robustas, e segundo a engenharia da marca, elementos de design ganharam um tom mais refinados, como os fractais nos faróis e lanternas. Tudo sem perder a identidade do modelo.
Falando de powertrain, o Fiat Novo Uno realmente mostra sua versatilidade, na cidade anda bem com agilidade e na estrada, não é nenhuma Ferrari, mas responde na aceleração e gasta pouco, o que é uma grande vantagem pra quem compra um carro 1.0.
O motor de quatro cilindros, com duas válvulas em cada, é o velho conhecido Fire Evo Flex 1.0, que gera potência máxima de 75 cv com etanol e 73,0 cv quando abastecido com gasolina, tendo o regime de rotação em 6.250 rpm. Em relação ao torque, são 9,9 Kgfm com uso de etanol e 9,5 Kgfm com gasolina, ambos a 3.850 rpm.
Já o sistema de injeção eletrônica é o Bosch, bicombustível, do tipo multiponto, sequencial enquanto a ignição, também da Bosch, é eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção. A taxa de compressão é de 12,1:1.
Outro detalhe importante é a redução de ruídos do motor dentro da cabine, conseguido por meio de inovações na ancoragem e no isolamento acústico da carroceria. A engenharia da Fiat explica que o a isolação para reduzir as vibrações e ruídos do conjunto motor/câmbio foi possível com mudanças na estrutura frontal da carroceria, reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde é apoiado o novo coxim prismático. Ou seja, agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo.
Quanto ao câmbio, o modelo que testamos usa o manual de cinco marchas à frente e uma à ré, com embreagem do tipo monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico. A direção é hidráulica com pinhão e cremalheira.
Trocar as marchas do Uno é bastante suave, sem solavancos e o escalonamento é compatível com o motor 1.0. Em suma, a dirigibilidade é boa, sem surpresas e sem decepções também, ou seja, mais uma vez, entrega o que promete.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e a traseira tem eixo de torção com rodas semi-independentes. Os amortecedores são do tipo hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; e as molas Helicoidais.
Dentro do habitáculo a vivência é agradável, tem espaço suficiente com conforto e toques de requinte. Essa versão é equipada de série com um quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo. Outros itens de série são: ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina
Conta ainda com vasta gama de opcionais, como sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.
Os preços do modelo começa em R$ 36.330 e a Fiat oferece garantia de mano sem limite de quilometragem e de 36 meses para componentes de motor e câmbio. Além disso, disponibiliza assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.
Conheça outras versões do modelo: Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4, todas com quatro portas. Além das versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior.
Ficha técnica
Motor
Posição Transversal, dianteiro
Número de cilindros 4 em linha
Diâmetro X Curso 70,0 x 64,9 mm
Cilindrada Total 999,1 cm³
Taxa de compressão 12,1:1
Potência máxima 73,0 cv a 6.250 rpm (gasolina) e 75 cv a 6.250 rpm (etanol)
Torque máximo 9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina) e 9,9 Kgfm / 3.850 rpm (etanol)
Ignição Robert Bosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica Bosch, multiponto, sequencial
Transmissão Manual de 5 velocidades
Relações 1ª – 4,273;
2ª – 2,316;
3ª – 1,520;
4ª – 1,029;
5ª – 0,838;
Ré – 3,909
Relação de transmissão do diferencial 4,200
Tração Dianteira com juntas homocinéticas
Embreagem Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico
Sistema de Freios
Serviço Hidráulico, comando a pedal com ABS
Dianteiro A disco ventilado (Ø de 240 mm) com pinça flutuante
Traseiro A tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal
Suspensão traseira Tipo Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico Mola Helicoidal
Direção Hidráulica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva 9,8 m
Rodas
Aro 5,0JX13
Pneus 165/70 R13 79T
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.