Fiat Uno 1.0: boa relação custo x benefício

Fiat Uno 1.0: boa relação custo x benefício

Fiat Uno 1.0: boa relação custo x benefício

Um modelo popular que tem mecânica fácil, baixo custo de manutenção e economia de combustível, atributos que refletem sua honestidade

Texto e fotos: Carol Vilanova

 

Modelo ganhou mudanças no visual e manteve motor 1.0 na versão Attractive
Modelo ganhou mudanças no visual e manteve motor 1.0 na versão Attractive

O Fiat Novo Uno é realmente um carro honesto. Entrega aquilo que promete e ainda tem baixo custo de manutenção e oferece uma boa economia de combustível. Ganhou mudanças no visual, ficou mais moderninho, mantendo o motor Fire Evo 1.0 na versão Attractive, a que testamos.

Centro de Estilo da Fiat manteve o conceito round square
Centro de Estilo da Fiat manteve o conceito round square

O Centro de Estilo da Fiat caprichou no aperfeiçoamento do desenho do modelo, mantendo o conceito das formas “round square” (quadrado redondo) com evoluções. As linhas ficaram ainda mais marcantes, robustas, e segundo a engenharia da marca, elementos de design ganharam um tom mais refinados, como os fractais nos faróis e lanternas. Tudo sem perder a identidade do modelo.

Lanternas e faróis foram incrementados
Lanternas e faróis foram incrementados

Falando de powertrain, o Fiat Novo Uno realmente mostra sua versatilidade, na cidade anda bem com agilidade e na estrada, não é nenhuma Ferrari, mas responde na aceleração e gasta pouco, o que é uma grande vantagem pra quem compra um carro 1.0.

Modelo anda bem na estrada e na cidade
Modelo anda bem na estrada e na cidade

O motor de quatro cilindros, com duas válvulas em cada, é o velho conhecido Fire Evo Flex 1.0, que gera potência máxima de 75 cv com etanol e 73,0 cv quando abastecido com gasolina, tendo o regime de rotação em 6.250 rpm. Em relação ao torque, são 9,9 Kgfm com uso de etanol e 9,5 Kgfm com gasolina, ambos a 3.850 rpm.

Motor é o conhecido Fire Evo Flex 1.0 de 75 cv de potência no álcool
Motor é o conhecido Fire Evo Flex 1.0 de 75 cv de potência no álcool

Já o sistema de injeção eletrônica é o Bosch, bicombustível, do tipo multiponto, sequencial enquanto a ignição, também da Bosch, é eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção. A taxa de compressão é de 12,1:1.

Outro detalhe importante é a redução de ruídos do motor dentro da cabine, conseguido por meio de inovações na ancoragem e no isolamento acústico da carroceria. A engenharia da Fiat explica que o a isolação para reduzir as vibrações e ruídos do conjunto motor/câmbio foi possível com mudanças na estrutura frontal da carroceria, reforço nas longarinas dianteiras, principalmente na esquerda, onde é apoiado o novo coxim prismático. Ou seja, agora o motor se apoia no coxim, no eixo horizontal, formando um conjunto mais rígido, o que garante uma maior filtragem de rumorosidade e vibrações do motor no habitáculo.

Modelo ganhou mudanças no visual e manteve motor 1.0 na versão Attractive
Modelo ganhou mudanças no visual e manteve motor 1.0 na versão Attractive

Quanto ao câmbio, o modelo que testamos usa o manual de cinco marchas à frente e uma à ré, com embreagem do tipo monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico. A direção é hidráulica com pinhão e cremalheira.

Câmbio manual de cinco marchas e direção  hidráulica
Câmbio manual de cinco marchas e direção hidráulica

Trocar as marchas do Uno é bastante suave, sem solavancos e o escalonamento é compatível com o motor 1.0. Em suma, a dirigibilidade é boa, sem surpresas e sem decepções também, ou seja, mais uma vez, entrega o que promete.

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A suspensão dianteira é do tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais e a traseira tem eixo de torção com rodas semi-independentes. Os amortecedores são do tipo hidráulicos, telescópicos de duplo efeito; e as molas Helicoidais.

Boa dirigibilidade com conjunto undercar
Boa dirigibilidade com conjunto undercar

Dentro do habitáculo a vivência é agradável, tem espaço suficiente com conforto e toques de requinte. Essa versão é equipada de série com um quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo. Outros itens de série são: ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina

Inovações no interior do carro
Inovações no interior do carro

Conta ainda com vasta gama de opcionais, como sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.

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Os preços do modelo começa em R$ 36.330 e a Fiat oferece garantia de mano sem limite de quilometragem e de 36 meses para componentes de motor e câmbio. Além disso, disponibiliza  assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.

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Conheça outras versões do modelo: Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4, todas com quatro portas. Além das versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior.

Ficha técnica

Motor

Posição                       Transversal, dianteiro

Número de cilindros  4 em linha

Diâmetro X Curso       70,0 x 64,9 mm

Cilindrada Total         999,1 cm³

Taxa de compressão  12,1:1

Potência máxima       73,0 cv a 6.250 rpm (gasolina) e 75 cv a 6.250 rpm (etanol)

Torque máximo          9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina) e 9,9 Kgfm / 3.850 rpm (etanol)

Ignição                                   Robert Bosch, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção

Injeção eletrônica      Bosch, multiponto, sequencial

Transmissão               Manual de 5 velocidades

Relações                     1ª – 4,273;

2ª – 2,316;

3ª – 1,520;

4ª – 1,029;

5ª – 0,838;

Ré – 3,909

Relação de transmissão do diferencial         4,200

Tração                         Dianteira com juntas homocinéticas

Embreagem               Monodisco a seco com mola a disco e comando mecânico

Sistema de Freios

Serviço                         Hidráulico, comando a pedal com ABS

Dianteiro                    A disco ventilado (Ø de 240 mm) com pinça flutuante

Traseiro                      A tambor (Ø de 185 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Suspensão dianteira   MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais

Amortecedores          Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico      Mola Helicoidal

Suspensão traseira     Tipo     Eixo de torção com rodas semi-independentes

Amortecedores          Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico      Mola Helicoidal

Direção                       Hidráulica com pinhão e cremalheira

Diâmetro mínimo de curva   9,8 m

Rodas

Aro                              5,0JX13”

Pneus                          165/70 R13 79T

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