Especialistas afirmam que o filtro de ar em boas condições garante economia de combustível. Fabricante do produto, a Wix Filtros alerta sobre a economia de combustível e a redução de emissões de poluentes que podem ser conseguidas apenas com o uso de filtros de ar em ordem.
A engenharia da marca explica que a peça, quando impregnada, saturada de sujeira, pode elevar a emissão de gases no meio ambiente, perder rendimento e ocasionar falhas ou danos no motor, e consequentemente, aumentar o consumo de combustível.
Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”
Leia a Revista Oficina News que comemora o Dia do Mecânico
O item é composto por fibra de papel celulose especial, que promove a filtragem, ou seja, a limpeza do ar proveniente do ambiente externo que será misturado com o combustível para fazer o motor funcionar. Por esse motivo, deves ser substituído dentro do período recomendado pela montadora do veículo.
O filtro de ar de boa qualidade, com o tempo, passa por um processo de saturação acarretando, emissão exagerada de gases, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas.
Ele também reforça que jamais se deve jogar jato de ar-comprimido para tentar limpar o filtro de ar, pois a partícula de sujeira dificilmente sai do papel e se cria a falsa impressão de que o motor está protegido. Além disso, o jato de ar pode elevar o diâmetro dos microporos do papel filtrante fazendo com que o mesmo perca a sua função.
Outro ponto de atenção é que o prazo para a troca da peça depende das condições de uso do veículo. Em condições severas, como por exemplo, ambientes com alta contaminação do ar, a troca do filtro deve ocorrer em períodos mais curtos.
Para finalizar, ao substituir a peça, é preciso verificar a motorização e modelo do veículo, ou seja, a peça deve ser compatível com o automóvel, além de ser recomendado optar por marcas conhecidas no mercado.