Filtros em ordem, saúde do motor em dia

Acompanhe as dicas dos principais fabricantes para a manutenção e substituição correta dos filtros do seu veículo comercial

Texto: Carolina Vilanova 

Fotos: Divulgação

Filtros são produtos relativamente baratos e de fácil substituição, porém de fundamental importância para que a saúde do motor do seu veículo esteja em dia e os seus componentes internos ganhem em durabilidade. Basicamente, os filtros de ar, óleo e gasolina têm o papel de evitar a entrada de impurezas para o motor, e para que a sua saúde e a dos ocupantes do veículo também não sejam prejudicada, mais um filtro é essencial: o de cabine.

Os filtros para motores diesel são construídos com material especial, que evita a passagem de contaminantes para as peças internas do motor e do sistema de injeção. Partes de metal devem ser tratadas contra oxidação, que pode ser causada pelo enxofre presente no diesel. Por isso, escolher marcas que sejam compatíveis com o modelo do veículo e de boa procedência é essencial.

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Outro fator decisivo é respeitar as recomendações contidas no manual do fabricante e sempre que for fazer o serviço de manutenção e troca dos filtros, levar o veículo num mecânico de confiança. Você vai ganhar em economia, redução dos níveis de emissões de poluentes, evitar quebras inesperadas e garantir a valorização do preço de revenda do seu bem.

De acordo com a fabricante TecFil, quanto mais eficientes forem os filtros, mais eles previnem o desgaste prematuro do motor, aumentando a sua vida útil e reduzindo quebras e gastos com manutenções corretivas. Por tudo isso, fique atento às recomendações de troca dos filtros do manual de seu veículo.

Filtro de ar

André Gonçalves, engenheiro mecânico e consultor técnico da MANN+HUMMEL, explica que o filtro do ar para o motor diesel é responsável por reter as partículas que estão suspensas no ar e que, se entrarem no motor, irão causar grande dano.

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“Por isso a importância de usar filtro de qualidade, ou seja, de fabricantes que fornecem produtos genuínos, pois existem especificações de filtragem e estas devem ser obedecidas, para que os danos mencionados anteriormente não ocorram mesmo com o uso de um filtro novo em condições normais”, afirma.

Segundo os especialistas da TecFil, um filtro de ar sujo ou saturado aumenta o consumo de combustível e pode provocar o entupimento do sistema de alimentação de combustível, com a consequente perda de potência e superaquecimento do motor. Cilindros e turbinas também sofrem danos e podem aumentar o consumo de óleo. Por isso, faça a troca sempre que necessário, de acordo com a marca.

É unanime que não existe um prazo determinado para a troca do elemento filtrante do ar, já que depende muito de onde o motor está operando – se é em uma rodovia ou um uma aplicação rural na lavoura.

“Geralmente, veículos com motor diesel têm um indicador de manutenção para o filtro do ar que ajuda para efetuar a troca do elemento filtrante no momento ideal, pois o mesmo caminhão rodando nestas duas situações pode rodar de 20 mil a 100 mil km dependendo da aplicação”, esclarece André.

É importante destacar que a limpeza do elemento filtrante é proibida, pois danifica a vedação, o meio filtrante e, consequentemente, o motor, a turbina entre outros componentes.

O consultor técnico da Mann Filter explica ainda que não se deve “bater o ar” no filtro com o compressor, pois pode ter óleo, umidade e ferrugem, e toda essa sujeira pode ir parar dentro do motor, aumentando o consumo de diesel. “Além disso, a força do ar do compressor danifica as fibras de celulose do filtro, reduzindo sua capacidade de reter detritos’, complementa.

Filtro de óleo

Este é um dos itens que mais necessita de atenção, pois tem a função de reter partículas que vem do meio externo e as geradas pelo próprio motor. O engenheiro da MANN conta que este tipo de filtro tem grande variação interna, desde o tipo do meio filtrante às válvulas de segurança, que têm diferentes pressões de abertura e se têm ou não válvula anti-retorno e todas as outras particularidades.

De acordo com a TecFil, a saúde do motor de seu veículo depende da troca correta do filtro de óleo, já que retém as partículas abrasivas que resultam do atrito das peças móveis do motor e também de outras impurezas contaminantes.

O prazo de troca deste elemento depende muito do fabricante do motor e do óleo, pois o filtro do óleo deve ser trocado a cada troca do óleo. Portanto, este está ligado diretamente a quantos quilômetros o óleo que o fabricante indicou pode rodar no veículo.

A TecFil recomenda que a troca do óleo do motor seja feita de acordo com o manual do veículo, pois sua contaminação causa desgastes prematuros que podem provocar danos mecânicos graves.

Eles também orientam a troca do filtro a cada troca de óleo, que além do benefício de uma filtração mais eficiente, evita que o óleo sujo e as impurezas que ficaram depositadas no filtro usado contaminem o óleo novo. Conclusão: prolonga a vida útil do conjunto.

“No caso do filtro do óleo, os sintomas são silenciosos pois o desgaste prematuro ou excessivo é silencioso. Quando for perceptível, já será tarde. Por isso reforço a questão do uso de filtro de qualidade”, diz André.

Filtro de combustível

Principalmente com a evolução dos motores e as novas normas de emissões de poluentes, a eficiência dos filtros do combustível está sendo ainda mais exigida, segundo a MANN. “Para se ter noção, a unidade injetora tem furos onde o diesel é pulverizado. Este furo é calibrado com diâmetro de 0,02 mm e, no caso do diesel, temos uma particularidade que é a grande quantidade de água que vem com o diesel e que se forma dentro do tanque dos veículos. Por isso a necessidade de um filtro separador de água”, diz André.

O filtro separador de água de qualidade chega a separar 99 % da água do diesel, portanto a qualidade deste – assim como nos filtros do ar e óleo – é imprescindível. Assim como seguir especificação do fabricante do veículo em relação à troca, que pode ser reduzida drasticamente dependendo da qualidade do diesel usado.

André explica ainda que geralmente, quando o filtro está saturado o veículo perde potência. “Problemas com filtros de baixa qualidade estão ligados diretamente a problemas nas unidades injetoras por desgaste, por presença de partículas ou entupimento, e por oxidação devido à baixa eficiência separação de agua”, complementa.

Segundo a TecFil, uma boa manutenção preventiva deve levar em conta a troca do filtro de combustível, muitas vezes negligenciado e lembrado somente quando os danos já são evidentes. Os especialistas da marca orientam evitar abastecer o veículo com combustíveis de qualidade duvidosa, pois isso poderá causar danos graves em peças importantes do motor.

Filtro de ar de cabine

Assim como nos veículos linha leve, na linha pesada, a função do filtro de ar de cabine é proteger principalmente a saúde dos ocupantes do veículo e também o sistema de ventilação. “Produtos de qualidade garantem isso, pois tem um sistema de vedação devidamente ajustado, além da contra peça e meio filtrante com alta eficiência e capacidade de retenção e com função resistência biológica, sem crescimento de fungos”, observa o consultor da MANN.

A TecFil afirma que não é somente o sistema mecânico que se beneficia do uso correto do filtro de ar de cabine, ele traz benefícios à saúde, pois melhora substancialmente a qualidade do ar que você respira dentro do veículo. E essa orientação serve para todos os veículos, e não apenas para os que possuem ar condicionado.

Em relação ao prazo de troca, depende muito de quanto o sistema é utilizado e qual o ambiente que este veículo é utilizado, mas a recomendação da MANN é fazer a manutenção deste a cada 6 meses pelo menos.

Um dos sintomas de que o filtro está com problemas é a diminuição do fluxo de ar do sistema de ventilação ou odor desagradável. “No caso de produtos de baixa qualidade, pode ocasionar crises alérgicas, irritação das mucosas e dor de cabeça. Se mantido o uso de produtos de qualidade no sistema, isso garante que o sistema de ventilação/ar-condicionado estará sempre limpo, reduzindo os gastos com higienização deste”, alerta André.

Fica pior nas cidades grandes

E para finalizar, o consultor da MANN destaca uma situação que se aplica a todos os filtros acima citados: o uso em situações urbanas com muito trânsito, pois o prazo de troca de qualquer um destes é reduzido drasticamente. “Isso porque o veículo pode ter percorrido 10 quilômetros, mas ficou ligado por 1 hora ou mais com todos os filtros operando. Por isso, uma atenção extra para estes casos onde se aconselha a substituição com um prazo menor”, finaliza.

 

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