Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a marca e os mecânicos, a área de pós-vendas da Ford apresenta aplicativo de compra de peças para oficinas independentes. O aplicativo Auto Busca é uma plataforma de comércio eletrônico para venda de peças de reposição Ford, Motorcraft e Omnicraft para veículos que não estão mais no período de garantia.
A montadora americana afirma que o app proporciona uma solução para conectar reparadores e oficinas independentes às concessionárias Ford. Segundo a empresa, a plataforma permite a gestão centralizada de todo o processo, desde o catálogo de peças, logística e pagamento até a garantia e atendimento ao cliente.
“O mercado automotivo está vivendo uma grande transformação, o que exige modelos de negócio mais flexíveis e capazes de se adaptar às mudanças. Essa disrupção atinge também o pós-vendas, por isso desenvolvemos o Auto Busca, um aplicativo que inova o sistema de compra de peças automotivas usando as novas tecnologias”, diz Joaquim de Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul.
Na primeira fase, iniciada no final de julho, o Auto Busca está sendo lançado como piloto nas cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina, que contam com cerca de 700 oficinas independentes. Depois, será feita a expansão gradativa tanto das regiões de atuação como do portfólio de produtos e funcionalidades. Até o final do ano, ele será estendido para Curitiba (PR), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS), devendo ganhar abrangência nacional a partir de 2020.
Além de oferecer somente peças com procedência de qualidade, das linhas Ford, Motorcraft e Omnicraft, o Auto Busca permite ao reparador comparar o preço de cada item dentro da rede de concessionárias da Ford. Tanto o sistema de pagamento como a entrega são feitos em parceria com duas empresas que são referência de inovação nessas áreas.
O pagamento pode ser feito em até 12 vezes por cartão de crédito, com parcelamento variável conforme cada concessionária, ou boleto bancário, de forma prática e segura em parceria com o Pagar.me, empresa de tecnologia de pagamentos digitais do grupo Stone Co. que atende lojistas de todos os tamanhos com soluções flexíveis.
O portfólio inicial de produtos tem cerca de 2.000 peças das marcas Ford, Motorcraft e Omnicraft, incluindo itens de alto giro como aditivo de radiador, amortecedores, baterias, bombas, componentes de suspensão, discos e pastilhas de freio, embreagens, filtros, óleos para motor, palhetas e velas de ignição.
No site Reparador Ford (www.reparadorford.com.br), os reparadores podem consultar todas as informações sobre o app, verificar se o CEP da oficina já é atendido pela plataforma e seguir os passos para se cadastrar.