A Ford anuncia uma série de recalls de seus produtos, em vários países. A primeira surpresa é o recall dos novos Ka hatch e sedan, após um mês de lançamento. Os veículos convocados pela fábrica foram fabricados entre 6 e 14 de agosto, totalizando 219 unidades com números de chassi entre F8121717 e F8128826. O recall é para substituição dos cilindros de ignição, da fechadura da porta do motorista e chaves principal e reserva dos Ka modelo 2015.i.
Outro recall gigante, da ordem de 850 mil veículos, por falha no módulo do airbag, inclui os modelos Fusion, C-Max, Escape e Lincoln MKZ. No caso específico do Fusion, produzido no México, e também vendido no Brasil, as unidades afetadas foram produzidas entre 3 de fevereiro de 2012 e 24 de agosto de 2013. Do total de veículos atingidos, cerca de 745 mil estão nos Estados Unidos, 83 mil no Canadá e 20 mil no México.
Nos Estados Unidos, a Agência de Administração Nacional de Segurança no Trânsito (NHTSA) abriu uma investigação sobre 205 mil Fiesta produzidos entre 2011/13. As reclamações são de que as portas não fecham de forma correta, acendendo a luz de advertência no painel. Outra queixa de usuários é que as portas se abriram depois de fechadas pelo motorista, e com o carro em movimento.
O problema pode se agravar quando os proprietários vão às concessionárias e estas não dispõem das peças para troca, e as portas precisam ser amarradas com cordas. O problema também acontece no mercado brasileiro, onde consumidores procuram por peças nas revendas e esperam até semanas para serem atendidos.
Em relação aos Ford Escape Híbridos produzidos nos Estados Unidos entre 2005 e 2008, e Mercury Mariner, entre 2006 a 2008, a Ford convocou cerca de 76 mil proprietários para uma campanha por problema da bomba de água do motor. A Ford também está recolhendo, na América do Norte, 400 unidades do Focus 2014 e veículos Lincoln MKC 2015, por problema no módulo de fornecimento de combustível.
Além destes, 160 mil Focus ST, produzidos entre 2013 e 2014, devem passar por recall, devido a problemas com fiações defeituosas. Os Crossovers Escape, modelos 2014, também acusaram o mesmo problema. Os Escape afetados foram produzidos de 5 de outubro de 2011 a 1º de abril de 2013, todos com motores 2 litros, na planta de Louisville, nos Estados Unidos.
Outros recalls menores alcançaram 1.300 unidades do Ford Transit 2015, devido a um potencial vazamento do fluido de freio na junção entre o tubo do freio traseiro e a pinça do freio, enquanto cerca de 600 vans de carga Transit, modelo 2015, também terão que ir a um concessionário Ford, devido a um potencial problema com as portas de correr, que foram montadas sem um reforço que não permitiria o destravamento, no momento de um impacto em uma colisão lateral. A solução será a instalação de uma pala de reforço na porta.
E pra completar, tem recall até na China! A Changan Ford China vai chamar às concessionárias, 191.770 proprietários do Focus sedan, construídos em 2009. O problema está nas mangueiras de reabastecimento, que podem rachar e causar vazamento de combustível e, em casos extremos, pode provocar incêndios.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.