V8 5.2, com 533 cv de potência e torque de 59,3 kgfm
O superesportivo Ford Mustang Shelby GT350 será equipado como motor mais potente da marca, o V8 5.2, com 533 cv de potência e torque de 59,3 kgfm. O modelo é comercializado no mercado norte americano juntamente com a versão GT350R, que usa o mesmo motor.
“O programa do Shelby GT350 começou com um objetivo claro – criar o Mustang de série mais equilibrado, ágil e emocionante já produzido”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.
O propulsor V8 5.2 é aspirado e utiliza um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida. Desenvolvido por meio de simulações digitais, o motor dispõe as sessões do eixo em 180 graus – formando uma linha reta de contrapesos quando vistas do mesmo ponto.
Esse tipo de virabrequim, segundo a Ford, muda o som característico dos motores V8 e melhora a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna os dois bancos de cilindros.
Dessa maneira consegue desenvolver 533 cv de potência a 7.500 rpm e 59,3 kgfm de torque a 4.750 rpm. A calibração do motor consegue ter uma faixa de potência ampla, gerando 90% do torque máximo em cerca de 3.450 rpm até 7.000 rpm, com uma faixa de cerca de 3.000 rpm entre os picos de torque e potência para ser trabalhada nas pistas.
A engenharia da Ford explica ainda que o novo V8 combina a transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada especialmente para alta rotação. Ela tem carcaça leve de alumínio fundido, dupla embreagem e volante de massa dupla, otimizados para redução do peso e inércia.
Outros aspectos do novo V8, cujo deslocamento real é de 5.163 centímetros cúbicos, incluem uma arquitetura ligeiramente “oversquare” (em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso), de 94×93 milímetros, e taxa de compressão de 12,0:1. Tanto as válvulas de admissão como de escape têm uma elevação massiva de 14 milímetros. O corpo do acelerador, de ação rápida e com 87 milímetros – o maior já usado em um motor Ford – abastece o motor de ar.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.