Ford desenvolve seu motor V8 mais potente

V8 5.2, com 533 cv de potência e torque de 59,3 kgfm

V8 5.2, com 533 cv de potência e torque de 59,3 kgfm

O superesportivo Ford Mustang Shelby GT350 será equipado como motor mais potente da marca, o V8 5.2, com 533 cv de potência e torque de 59,3 kgfm. O modelo é comercializado no mercado norte americano juntamente com a versão GT350R, que usa o mesmo motor.

Super esportivo Mustang Shelby com motor V8 mais potente
Super esportivo Mustang Shelby com motor V8 mais potente

“O programa do Shelby GT350 começou com um objetivo claro – criar o Mustang de série mais equilibrado, ágil e emocionante já produzido”, diz Jamal Hameedi, engenheiro-chefe da Ford Performance.

O propulsor V8 5.2 é aspirado e utiliza um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida. Desenvolvido por meio de simulações digitais, o motor dispõe as sessões do eixo em 180 graus – formando uma linha reta de contrapesos quando vistas do mesmo ponto.

Motor é construído com um virabrequim de perfil plano
Motor é construído com um virabrequim de perfil plano

Esse tipo de virabrequim, segundo a Ford, muda o som característico dos motores V8 e melhora a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna os dois bancos de cilindros.

Dessa maneira consegue desenvolver 533 cv de potência a 7.500 rpm e 59,3 kgfm de torque a 4.750 rpm. A calibração do motor consegue ter uma faixa de potência ampla, gerando 90% do torque máximo em cerca de 3.450 rpm até 7.000 rpm, com uma faixa de cerca de 3.000 rpm entre os picos de torque e potência para ser trabalhada nas pistas.

A engenharia da Ford explica ainda que o novo V8 combina a transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada especialmente para alta rotação. Ela tem carcaça leve de alumínio fundido, dupla embreagem e volante de massa dupla, otimizados para redução do peso e inércia.

Outros aspectos do novo V8, cujo deslocamento real é de 5.163 centímetros cúbicos, incluem uma arquitetura ligeiramente “oversquare” (em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso), de 94×93 milímetros, e taxa de compressão de 12,0:1. Tanto as válvulas de admissão como de escape têm uma elevação massiva de 14 milímetros. O corpo do acelerador, de ação rápida e com 87 milímetros – o maior já usado em um motor Ford – abastece o motor de ar.

Por Carol Vilanova 

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