Modelo é o primeiro a oferecer essa tecnologia e conta ainda com outros atributos tecnológicos e um visual esportivo
Texto e Fotos: Carol Vilanova
No dicionário automotivo, Fastback significa um tipo de carroceria que tem o caimento do teto mais suave sobre o porta-malas. É uma variação do sedã, porém, com dois volumes e meio e não três.
Apesar do nome elegante e do apelo esportivo, o Fastback está longe de ser um coupé. Tem duas fileiras de bancos e pode contar com um bagageiro bastante generoso, aliás, é externo ao habitáculo e a tampa não inclui o vidro.
Essa é a teoria, mas na prática, o Fastback chegou com o Ford Focus mais como um nome bonito para tentar justamente ofuscar os sedãs mais famosos do mercado nacional, leia-se Honda Civic e Toyota Corolla.
Não tem como negar que o carro tem design atraente e arrojado, apesar de não ter mudado muito em relação à versão anterior. O Ford Focus Fastback foi o último modelo da marca a aderir a nova identidade visual global, e o resultado chamou atenção.
Assim com o novo visual mais esportivo, o nível de tecnologia e o nome chique, a o Ford Focus Fastback quer quebrar o lado conservador dos carros sedãs. A grade dianteira poligonal é nova, e lembra os modelos mais luxuosos da marca. Na lateral é onde o “Fastback” vem mais marcante, nas linhas dinâmicas e ar esportivo.
No conjunto mecânico, o Focus também se sobressai pelo conteúdo tecnológico, o que há de mais avançado em termos de motor e transmissão. Além dos assistentes eletrônicos: de partida em rampa, de controle de estabilidade e tração – todos de série. Os opcionais são assistente de emergência (que liga para o resgate em caso de acidente) e de frenagem autônoma (que evita colisões).
O engenho do Focus é uma evolução do Duratec 2.0, agora Direct Flex, ou seja, injeção direta de combustível – tanto etanol quanto gasolina – com duplo comando de válvulas variável eletronicamente na admissão e no escape. Também não usa o tanquinho de gasolina para partida a frio.
A queima do combustível é feita diretamente dentro da câmara de combustão, o que aumenta a eficiência energética do modelo, melhorando o desempenho e com baixas emissões de poluentes. Dessa maneira, consegue gerar potência de 178 cv com uso de etanol e 175 cv quando abastecido com gasolina. O torque é de 221 Nm a 4500 rpm, com ambos os combustíveis.
Casando com o motor, a Ford adotou a transmissão Torqshift, que é automatizada e sequencial. São seis velocidades e dupla embreagem, formando um conjunto bastante confortável com trocas suaves. Para os mais esportivos, o modelo conta com o paddle shift no volante.
Em geral, o carro é bem gostoso de dirigir, ainda mais com a assistência da direção elétrica e de uma suspensão bastante acertada. Não é daqueles que se leva pro autódromo pra acelerar, mas em termos de conforto, segurança e equilíbrio, entrega o que promete.
O sistema de suspensão independente nas quatro rodas ganhou aprimoramentos, mas continua com a McPherson na dianteia e Multilink na traseria. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas, de série.
O interior refinado com muito conforto e bastante conectado, já que conta com o sistema multimídia SYNC, que oferece diversas funcionalidades como o sistema AppLink para acesso a aplicativos e navegação, entre outros recursos, conforme a versão. Inclusive tem tela de 8 polegadas na versão Titanium. O sistema literalmente fala com o condutor.
O Focus Fastback é oferecido em duas versões SE Plus, Titanium e Titanium Plus, todas com motor Direct Flex 2.0 e câmbio automático sequencial de seis velocidades, e preços a partir de R$ 76.900, 00.
Ficha técnica
Motor | 2.0L Duratec Flex TiVCT GDI |
Número e disposição dos cilindros | 4 (quatro) em linha |
Diâmetro x curso | 87,5 x 83,1 mm |
Potência | 175 cv a 6500 rpm (gasolina) 178 cv a 6500 rpm (etanol) |
Torque | 211 Nm a 4500 rpm (gasolina) 211 Nm a 4500 rpm (etanol) |
Relação de compressão | 12,0 : 1 |
Transmissão Tipo | Automática 6 marchas |
Relação de marchas | Relações: 1ª marcha 3,917 : 1
2ª marcha 2,429 : 1 3ª marcha 1,436 : 1 4ª marcha 1,021 : 1 5ª marcha 0,867 : 1 6ª marcha 0,702 : 1 Ré 3,507 : 1 |
Embreagem | Dupla |
Direção | Elétrica |
Suspensão Dianteira | Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal |
Suspensão traseira | Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal |
Freios | Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
|
Rodas | Ligue leve 7 x 17” |
Pneu radial | 215/50 R17 |
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.