Investindo num novo formato de vendas no varejo, a Ford inaugura espaço “Smart Lab” com exposição de veículos na cidade de São Paulo. A ideia é utilizar locais abertos de grande circulação, como shopping centers, onde as pessoas podem interagir com os produtos à vontade, sem nenhum tipo de pressão.
O primeiro Ford Smart Lab da América do Sul foi inaugurado em área nobre do Shopping Eldorado e cria um ambiente convidativo, livre de paredes ou barreiras, para o público conhecer os veículos. Há também promotores treinados à disposição no local para quem quiser tirar dúvidas e saber detalhes dos modelos.
“Este novo espaço faz parte do processo de transformação da Ford para tornar-se cada vez mais uma empresa centrada no consumidor e transparente, criando soluções inovadoras para atender mais de perto as suas necessidades”, disse Natan Vieira, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford América do Sul. “A experiência do consumidor é a área mais importante em que podemos investir para fazer da Ford a empresa mais confiável do mundo. A verdadeira medida do nosso sucesso é manter a lealdade dos clientes ao longo do tempo.”
Instalado em uma área de mais de 200 metros quadrados na praça de eventos do shopping (Piso 1), o Ford Smart Lab terá a exibição de carros em sistema rotativo. As pessoas também podem fazer test-drive dos veículos, saindo do estacionamento do shopping, e conhecer as condições de venda e financiamento oferecidas pela marca.
Ford inaugura espaço “Smart Lab” com exposição de veículos
O Smart Lab faz parte dos novos formatos globais de varejo que a Ford está testando junto com suas concessionárias, adequando-se às mudanças dos hábitos de compra dos clientes. O conceito foi introduzido na Ford por um revendedor em Turim, na Itália, que teve sucesso com uma iniciativa semelhante em 2017. A partir daí, o formato foi personalizado para atender às necessidades dos clientes em várias regiões do mundo. A resposta tem sido positiva e o plano é continuar a expandir o programa.
Em 2019, a Ford lançou o Smart Lab em cidades da Bélgica, Canadá, Alemanha, Noruega, China e Austrália. Um dos principais resultados dessa experiência é que 75% das compras de veículos iniciadas em um Smart Lab foram de clientes novos na Ford. O ponto inaugurado no Brasil é o 14º a entrar em operação no mundo.
“O objetivo do Smart Lab é ir onde o cliente está. Ele é projetado para todos, dando aos potenciais clientes a oportunidade de conhecer nossos veículos – geralmente pela primeira vez – em um ambiente aberto, descontraído e atraente, da forma como desejarem”, diz Pedro Resende, gerente de Desenvolvimento da Rede de Distribuição da Ford.