
A FORD lança freio de mão eletrônico para “drift” no Focus RS americano. Chamado Ford Performance Drift Stick”, esse equipamento foi aprovado por Ken Block, astro da internet em pilotagem de aventura e alta performance.

Drift é um estilo de direção onde o carro faz as curvas de lado com derrapagem controlada das rodas traseiras. O “Drift Stick” do Focus RS foi concebido pelo time de engenharia da Ford Performance e ganhou o apelido interno de “Wicked Stick”, algo parecido com “alavanca terrível”. O equipamento será um acessório oferecido na América do Norte a partir de dezembro.
“Somos apaixonados por carros”, define Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “Pensamos além do tradicional e o projeto do ‘Wicked Stick’ é um exemplo desse modo de trabalhar. O aprendizado com esse desenvolvimento também será aplicado em outros produtos futuros da Ford Performance.”
A Ford Performance foi criada em 2014 para combinar as ações da Ford nas competições e suas divisões de veículos e peças de alto desempenho. Dentro dessa nova organização, o time de engenharia do Focus RS começou a desenvolver um freio de mão inspirado no modo Drift do modelo de rali e logo descobriu o seu alto potencial de diversão.
O “Drift Stick” é uma alavanca de alumínio instalada entre o banco do motorista e a alavanca do câmbio manual, que usa o sistema inovador de tração integral da Ford Performance junto com o freio ABS. Ao simples puxão da alavanca, ele desacopla a tração traseira e aplica o freio para bloquear as rodas traseiras, induzindo a derrapagem. O resultado são drifts sem a necessidade de usar a embreagem, como num verdadeiro carro de rali.
A validação final do “Drift Stick” teve a consultoria do piloto de rali profissional Ken Block, famoso por seus vídeos virais Gymkhana e um dos maiores usuários do freio de mão hidráulico em carros de rali.
“Acho muito legal a Ford Performance oferecer aos consumidores um modo de fazer drifts amplos no Focus RS. Obviamente, é algo que eu sou realmente apaixonado e fazer parte do desenvolvimento do carro foi empolgante”, disse Ken Block. “Isso definitivamente torna o carro ainda mais divertido de dirigir.”
Como um freio de mão hidráulico exigiria grandes modificações no carro, que não poderiam ser revertidas facilmente, o “Drift Stick” foi desenvolvido com tecnologia inteiramente eletrônica. Quando o trabalho começou, um engenheiro notou muitas semelhanças na sua eletrônica com um item que a Ford já vende regularmente – a ferramenta de calibração profissional. Com a integração dessa tecnologia, basta conectar um cabo USB ao “Drift Stick” para extrair dados de diagnóstico e selecionar as calibrações de desempenho do Focus RS.
De acordo com a Ford, esse design digital permite fácil instalação, sem furos e soldas, e conexão com o sistema de diagnóstico de bordo do carro. Como o modo Drift do Focus RS, o “Drift Stick” foi criado apenas para uso em pistas fechadas.