Ford Maverick Hybrid estreia em picape híbrida no Brasil

Ford Maverick Hybrid estreia em picape híbrida no Brasil

Lançada com o mesmo preço da versão a combustão FX4, Ford Maverick Hybrid estreia em picape híbrida no Brasil, e reforça o conceito de eletrificação da marca. Robusta como uma picape e confortável como um SUV, a picape da Ford é considerada um veículo mais urbano, e será comercializada em única versão de luxo Lariat, pelo preço de R$ 244.890.

A Ford Maverick Hybrid amplia a família Raça Forte da Ford, ofertando uma linha completa ao lado da Maverick FX4, da Ranger e da F-150, que chegou recentemente.

Ford Maverick Hybrid estreia em picape híbrida no Brasil

A nova picape utiliza um sistema avançado de propulsão híbrida composto por um motor Atkinson a gasolina e um motor elétrico, o que reforça a proposta de uso urbano. Os dados da Ford mostram que o conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia de mais de 800 km.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Assista ao vídeo

Ainda proporciona desempenho de carro esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos, sempre com torque instantâneo e rodar silencioso, tornando a experiência de direção ainda mais refinada.

A nova picape híbrida é equipada com o moderno motor Duratec 2.5 a gasolina, de ciclo Atkinson e comandos variáveis, com torque de 210 Nm @ 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão e-CVT, com integração do motor de tração elétrico e também um gerador. A transmissão utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes.

Segundo a engenharia da marca, os dois motores, elétrico e a combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.

O freio regenerativo com assistência em rampas, a grade aerodinâmica ativa, o sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, medida 225/60 R18, contribuem para a Maverick Hybrid atingir um consumo combinado de 14,6 km/l (padrão INMETRO). O tanque de combustível comporta 57 litros.

A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.

A construção do modelo monobloco incorpora a caçamba conectada ao pilar C, o que contribui para a alta rigidez torsional.

A suspensão dianteira independente, do tipo McPherson, tem amortecedores com “stop” hidráulico e a suspensão traseira é formada por eixo de torção e molas de força vetorada. Ambas garantem um rodar macio e controlam com eficiência a rolagem da carroceria.

O veículo oferece cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo, que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.

Conforto e comodidade

O design de linhas retas e proporções icônicas da Maverick é uma característica da família de picapes da marca. Dentro da categoria, ela é maior tanto no comprimento (5.110 mm) e na altura (1.733 mm) como na distância entre-eixos (3.076 mm), com mais espaço e conforto para cinco adultos. Essa diferença é notada principalmente nas medidas para os joelhos, cabeça e ombros dos passageiros traseiros.

A cabine chama a atenção também pelo acabamento moderno, bem executado e soluções inteligentes de espaço. Os bancos com revestimento premium ActiveX possuem regulagem elétrica em oito posições para o motorista e manual em seis posições para o passageiro. O volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos vários porta-objetos.

O compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, é uma das novidades que os clientes adoram. Com a abertura do banco a 90º, ele tem acesso simples e é ideal para acomodar itens como mochilas e equipamentos esportivos. As portas são bem aproveitadas, com espaço para garrafas de 1,5 litro, guarda-chuva e até encaixes para transportar uma bike. O para-brisa acústico contribui para o surpreendente silêncio interno.

A caçamba, com capacidade de 943 litros e 659 kg, é totalmente funcional. Com 1.344 mm de comprimento e largura padrão para acomodar um pallet (1.353 mm), oferece flexibilidade para diversos tipos de carga. Ela é revestida com material resistente e possui compartimentos inteligentes nas laterais, oito pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.

Ford Maverick Hybrid estreia em picape híbrida no Brasil

A Maverick Hybrid é uma picape moderna e completa, com tecnologias avançadas de conveniência e segurança que permitem uma interação altamente intuitiva e facilitam o dia a dia do usuário. Painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.

Suas tecnologias de segurança incluem: sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.

As dez opções de cores da carroceria realçam o estilo esportivo e a exclusividade do veículo: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico, além da nova Azul Atlas.

Test-drive durante o lançamento da picape Ford Maverick Hybrid: aprovada!
Experiência conectada

A conectividade é outro item de série da Maverick Hybrid que contribui para oferecer a melhor experiência de posse para o usuário, com comodidade, transparência, agilidade no atendimento e maior controle sobre os serviços.

Com o aplicativo FordPass, o cliente pode agendar serviços – inclusive com retirada e entrega em casa – e conferir os preços online, além de acompanhar a sua execução em tempo real e contar com suporte técnico 24 horas. Com o exclusivo acompanhamento preventivo inteligente, uma equipe de especialistas monitora mais de 3.000 alertas de funcionamento do veículo e, ao identificar uma condição crítica, orienta proativamente o cliente.

O aplicativo permite ainda comandar pelo celular o travamento e destravamento remoto, dar partida remota com climatização, receber alertas de funcionamento e de acionamento do alarme, localizar o veículo e conferir a autonomia, odômetro e pressão dos pneus.

Uma nova função, introduzida agora, é o monitoramento da vida útil do óleo com revisões inteligentes. Em vez de seguir um prazo fixo de 10.000 km, as revisões são feitas com base no monitoramento das condições reais de uso do veículo. Assim, se reduz o desperdício de óleo – que beneficia também o meio ambiente – e há mais transparência no controle das revisões.

“O cálculo da vida útil do óleo é feito por algoritmos e pode ser acompanhado tanto por avisos no painel como pelo FordPass. É uma maneira mais inteligente e transparente de avaliar o desgaste dos componentes e oferecer um melhor custo-benefício para o cliente”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.

Read Previous

Magneti Marelli expande portfólio de bobinas de ignição

Read Next

Paixão por carros: inovação e sustentabilidade durante os séculos