![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2015/03/oficinanews_ford.jpg)
A Europa foi palco de uma nova tecnologia desenvolvida pela Ford que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e evitar multas: o limitador inteligente de velocidade. Funciona da seguinte maneira: por meio de uma câmera dianteira, o sistema reconhece os sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima aos limites legais da via.
O veículo escolhido para ser equipado com a tecnologia é o novo S-MAX, lançado no mercado europeu. A ideia é que esteja disponível para outros modelo da marca num futuro próximo. Segundo a Ford, o equipamento permite ao motorista definir a velocidade máxima do veículo por meio de comandos no volante e com uma câmera montada no para-brisa, os sinais de trânsito são monitorados.
“Os motoristas nem sempre percebem que estão acima do limite de velocidade e, muitas vezes, só descobrem que estavam indo rápido demais depois de receber uma multa pelo correio ou ser parados pela fiscalização”, diz Stefan Kappes, supervisor de Segurança Ativa da Ford Europa. “O limitador de velocidade inteligente pode tirar esse estresse do motorista, ajudando-o a se manter dentro do limite legal de velocidade.”
Essa é uma das diversas tecnologias de assistência ao motorista que a Ford introduziu nos últimos anos, que ajudam a estacionar, permanecer na faixa de rodagem e a evitar acidentes em baixa velocidade. A Ford afirma que o limitador inteligente de velocidade é o primeiro a combinar as tecnologias do limitador ajustável de velocidade e do reconhecimento de sinais, já disponíveis nos modelos Focus, Mondeo e Kuga na Europa.
![](https://www.oficinanews.com.br/wp-content/uploads/2024/12/carol-vilanova-oficina-news-3.webp)
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.