Tech Drive Ford Mustang Mach 1: motor V8 de 483 cv e câmbio de 10 marchas
Quase um “sessentão”, o Ford Mustang não perde a esportividade e continua atraindo olhares por onde passa. Testamos a versão Mach 1, a quarta geração deste superesportivo clássico, um dos mais vendidos e desejados do mundo, curtindo cada minuto atrás do volante. Com um motor de tirar o fôlego e muitos recursos de segurança e conectividade.
O modelo é equipado com o motor Coyote V8 5.0 mais potente da linha, capaz de alcançar os 483 cv a 7.250 giros, e 56,7 kgfm de torque a 4.900 rotações. Números que impressionam, reforçados acelera de 0 a 100/h em apenas 4,3 segundos, sempre com muito controle e uma dirigibilidade bruta e suave ao mesmo tempo, se é que podemos dizer isso.
A Ford se orgulha deste engenho que naturalmente aspirado que conta com caixa dupla de entrada de ar e um acelerador de corpo duplo que reduz as perdas por indução. As ponteiras de escapamento também de estilo esportivo são de 4,5″.
O powertrain é completado com a transmissão automática de dez marchas e com a opção de trocas de marchas manuais por meio das borboletas atrás do volante, totalmente recalibrado para garantir maior rapidez e precisão. Outros componentes internos do Mustang foram trazidos dos modelos esportivos da marca Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500.
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Com diversos recursos de assistência ao motorista, destacamos piloto automático adaptativo inteligente com stop-and-go e assistentes de centralização de faixa, de manobras evasivas e de frenagem de ré.
Num interior luxuoso, com bancos e painéis de porta revestidos de couro, contrastados com costuras e painel com acabamento de alumínio escovado escurecido. O painel de instrumentos tem tela digital de 12” com diversos recursos de personalização e volante multifuncional.
Oferece o sistema de multimídia SYNC® 3, com tela de alta resolução de 8” touch screen que permite controlar as funções de entretenimento, climatização, telefone e navegador GPS. O sistema conta ainda com entradas USB, conexão Bluetooth®, conectividade com Android Auto e Apple Carplay™, além de comandos de voz.
Tecnologias não faltam neste superesportivo, inclusive muitas são exclusivas deste clássico de edição limitada, como os sistemas de arrefecimento, suspensão, aerodinâmica, freios e modos de direção, tudo para assegurar a alta performance do modelo, sem perder a esportividade.
A Ford deu uma palhinha dessas tecnologias, revelando alguns segredos do funcionamento desses ícones entre os “muscle cars”. Confira:
- Sistemas de arrefecimento – Numa máquina capaz de girar a 7.250 rpm e acelerar a 250 km/h, gerenciar o calor é uma necessidade crítica. O Mach 1 tem dois potentes radiadores para o arrefecimento do motor e do fluido da transmissão automática de dez velocidades, emprestados do Shelby GT350. Um terceiro sistema, vindo do Shelby GT500, é utilizado para o arrefecimento do diferencial traseiro, com capacidade para dissipar até 3 kW de calor. No painel digital de 12” totalmente customizável, o motorista pode monitorar a temperatura do motor, da transmissão e do diferencial traseiro em tempo real, assim como outras funcionalidades, métricas de desempenho e cronometragem.
- Suspensão adaptativa MagneRide – O Mach 1 tem suspensão do tipo MacPherson na dianteira e independente Integral-link na traseira, com amortecedores de fluido eletromagnético viscoso e sensores que monitoram as condições de pilotagem 1.000 vezes por segundo para fazer o ajuste independente nas quatro rodas. Esse sistema otimiza a aderência nas acelerações e frenagens, torna o carro um pouco mais rígido nas retas e permite a torção adequada nas curvas, melhorando a performance na pista.
- Conjunto aerodinâmico – No desenvolvimento do Mach 1 foram dedicadas muitas horas para aprimorar a aerodinâmica, otimizando o “downforce” do veículo para curvas mais velozes e com absoluto controle, colado ao chão. Além de bonito, o para-choque dianteiro é funcional, diminuindo o arrasto aerodinâmico. O defletor inferior acelera o fluxo de ar para baixo do carro e cria uma pressão negativa, auxiliando também no arrefecimento dos freios. As grades laterais do para-choque direcionam o ar para os dois radiadores adicionais. A traseira conta com defletor inferior do GT500, que trabalha em sintonia com o difusor dianteiro e o aerofólio para criar o balanço ideal entre a dianteira e a traseira. Esse aerofólio tem um design inovador, de tamanho menor, mas não se engane: é muito eficiente.
- Freios Brembo – Um esportivo que acelera muito precisa também de freios robustos. O Mach 1 tem freios dianteiros Brembo de 15” com pinças de alumínio e seis pistões de 36 mm. Ele conta também com pastilhas desenvolvidas para as pistas e dutos para refrigeração do sistema. Tudo isso para entregar alta performance até nas condições mais extremas, segurando a fera quando necessário.
- Modos de direção – O Mach 1 tem sete modos de direção – Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode –, que adaptam as configurações do veículo para extrair o melhor desempenho em cada condição de pista. Com um comando no painel, eles variam os parâmetros de velocidade da troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, rigidez da direção, suspensão adaptativa e até o ruído do escapamento, com quatro níveis (silencioso, normal, esportivo e pista) para não incomodar os vizinhos de manhã ou liberar o ronco encorpado do V8.
A história conta que o Ford Mustang sempre vai ser um carro que nasceu para correr, como mostra o depoimento de Bill Ford, presidente do Conselho da Ford: “o Mustang correu em todas as grandes pistas do mundo, mas não há corrida ou pista que signifique mais para nossa história do que Le Mans”, e promete voltar ao certame em breve.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.