
Não basta diagnosticar, tem que reparar com a peça correta e as ferramentas apropriadas até o perfeito funcionamento do veículo. E tudo isso com muita qualidade de execução e no menor tempo possível.
Assim foi o Grande Prêmio Motorcraft, promovido pela Ford do Brasil, por meio de sua área de peças e serviços. Um programa voltado para o reparador independente que premiou o vencedor com um Ford New Fiesta Zero Km.
O nome do ganhador dessa primeira edição é Ricardo Cramer dos Santos, da cidade paulista de Santos, ele levou o carro e muito conhecimento durante a prova final, realizada no SENAI Ipiranga, em São Paulo/SP.
A grande final, que teve 10 selecionados, contou com a presença de Antonio Taranto, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul, Antonio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa), e Fábio Rocha, diretor do SENAI.
Segundo a Ford, o objetivo do programa é valorizar os reparadores independentes e reconhecer a sua importância no mercado. Além disso, divulgar o acesso mais fácil das peças de reposição da linha Motorcraft, genuína da marca. A proposta da Ford é contribuir ainda para a capacitação técnica desses profissionais.
“Queremos comunicar para o mercado que a linha Motorcraft representa disponibilidade de peças com preço competitivo, qualidade e durabilidade”, disse Antonio Taranto.
Ao todo o programa teve a participação de 5.600 reparadores de todo o Brasil, selecionados por meio de provas teóricas, depois os dez melhores colocados tiveram a chance de conhecer a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo/SP.
“Este é só o começo de uma grande parceria”, disse Taranto. “Vamos repetir o prêmio no ano que vem e espero que participem de novo”. Ele agradeceu também a parceria do SENAI, da Bosch, que disponibilizou os equipamentos de diagnoses, e do grupo Oficina Brasil.
Na prova prática, os competidores tinham que solucionar em duas horas um defeito simulado, uma pane elétrica no veículo, um Ford Fiesta Rocam, com perfeição e qualidade. Ricardo fez o carro funcionar mais rapidamente que os demais concorrentes.
O presidente do Sindirepa destacou o ineditismo da ação da Ford. “É a primeira vez que uma montadora faz uma ação como essa, um marco na reparação automotiva do Brasil”, destacou Antonio Fiola “Mas o principal é o respeito como o reparador foi tratado, o que me deixa muito feliz. A Ford deu o maior passo para ser a marca preferida do reparador.”
Ricardo Cramer dos Santos, começou na profissão trabalhando na oficina do pai, há 27 anos, e continua tomando conta da oficina da família. Segundo ele, a prova foi difícil e bastante técnica, tanto na primeira fase como na parte prática. “Tenho orgulho de sempre descobrir os defeitos nos carros, mas no dia a dia não existe essa pressão de tempo. É um presente estar aqui entre os dez finalistas”, disse Ricardo, antes mesmo de saber que seria o campeão. “É uma valorização da nossa profissão, que não é mais o mecânico, mas o reparador. Este é um reconhecimento que não tem preço.”
Os demais finalistas foram: Silvio Clovis Kersting (Panambi, RS), Christiano Rinhel Macedo (São José, SC), Jadir Foiato (Foz do Iguaçu, PR), Francisco Parizzi Obice (Toledo, PR), Welder Vicente de Santana (Aparecida de Goiânia, GO), Tiago de Santana Dantas (Itumbiara, GO) e Mauricio Orlando (Mogi Mirim, SP).

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.