Em parceria com a empresa Postmates, a Ford testa serviço de entrega com vans autônomas em Miami. Quando o cliente faz um pedido à Postmates, ele tem a opção de receber sua encomenda em uma van Transit Autônoma de pesquisa.
Os veículos usados nesse programa têm todos os equipamentos e se parecem com um modelo autônomo, com uma única diferença: na verdade, eles são dirigidos por um motorista treinado. Isto porque o foco da pesquisa está concentrado na primeira e na última etapa da entrega.
“O objetivo é testar como as empresas e os consumidores interagem com um carro autônomo e se há obstáculos a serem superados”, destaca Alexandra Ford English, do time de Negócios de Veículos Autônomos da Ford. “A nossa tecnologia de direção autônoma continua a ser testada e desenvolvida em outros veículos.”
Segundo a Ford, a van de pesquisa foi preparada para testar várias interfaces, como a tela sensível ao toque, os múltiplos compartimentos e o sistema de áudio externo do automóvel autônomo da Ford projetado para chegar ao mercado em 2021. Para atender vários clientes na mesma viagem, o veículo conta com três compartimentos fechados: dois traseiros e um lateral, do lado do passageiro, com diferentes tamanhos para testar a configuração ideal para cada produto.
O processo de entrega é basicamente o mesmo: um funcionário da loja digita seu código de acesso na tela para abrir o compartimento e fazer a remessa do produto. Quando o carro chega ao destino, o cliente é avisado por uma mensagem de texto. Ele então digita um código para retirar a encomenda, no compartimento que é informado na tela e por luzes de sinalização. O processo é acompanhado também por orientações de áudio – um recurso que as pesquisas mostraram ser bem aceito pelos usuários.
Mais de 70 empresas participam do programa da Ford com a Postmates em Miami. De acordo com a montadora americana, são negócios que já cresceram com a entrega em domicílio e têm interesse em saber como os veículos autônomos vão impactar o seu futuro.
“O objetivo é facilitar ao máximo a interação das pessoas com os veículos autônomos, testando métodos diferentes para tornar as entregas eficientes tanto para os fornecedores como para os clientes”, completa a especialista.