Versão inaugural do segmento, a Ford Transit Automática chega prometendo menor custo operacional para o transportador, já que proporciona maior produtividade e menos paradas para manutenção.
O veículo foi apresentado nas configurações minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, além da furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. A linha vai incluir também as versões Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica, que vem ainda neste ano.
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A investida da empresa é parte da expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca, que atende especificamente o cliente transportador desde a compra até a revenda.
Equipada com motor 2.0l EcoBlue diesel, de 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750–2.750 rpm), a nova Transit Automática vem com transmissão de dez marchas, com conversor de torque, para oferecer uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação. Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução – exclusivos na categoria –, mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.
Segundo a marca, a tecnologia moderna da nova transmissão favorece a produtividade e a segurança, já que reduz desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas. A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes.
A Transit Automática chega com preço posicionado na mesma faixa da sua principal concorrente com transmissão manual, trazendo um melhor retorno para o negócio do cliente comercial. Com preços a partir de R$298.200 na versão minibus vidrada e de R$274.500 na versão furgão, a Ford mostra a sua disposição de continuar a crescer de forma consistente no segmento.
A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.
A durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo. Ela também foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.
Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifuncional com excelente raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.