Tech Drive: Avaliação da Ford Transit Automática: mais conforto e produtividade. Uma comodidade que o transportador urbano de carga merecia e esperava há muito tempo: o câmbio automático disponível para furgões e vans. A Ford saiu na frente ao colocar no mercado a linha Transit Automática nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3).
Andamos na versão furgão, que tem uma capacidade de carga de 12,4 m3, um veículo fácil de dirigir e que realmente faz a vida do motorista de transporte urbano de carga mais fácil. Segundo a marca, além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, o sistema tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.
Leia a Revista Oficina News completa
O furgão é equipado com o motor 2.0 EcoBlue diesel, de 165 cv @ 3.500 rpm e torque de 39,7 kgfm na faixa de 1.750–2.750 rpm. O conjunto utiliza um turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, além disso, a correia dentada é banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.
A nova transmissão de dez marchas com conversor de torque é a mesma usada no esportivo da marca, o Mustang. O sistema tem uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada condição de direção.
Uma grande vantagem é que a transmissão automática faz com que a dirigibilidade do furgão fique muito parecido com a de um automóvel. E ainda garante mais força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens. Um casamento bem-sucedido entre motor e câmbio.
Segundo os registros da montadora, num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. E no caso da nova transmissão automática, esse esforço é eliminado enquanto o motorista tem mais conforto ao passar longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
O furgão ainda conta com o sistema start-stop e três modos de condução – Normal, Econômico e Escorregadio, que controlam a calibração do módulo do motor, da curva do pedal do acelerador e o acionamento do ar-condicionado para otimizar o desempenho em cada condição de rodagem. Combinados a isso temos a tração traseira.
Outro ponto de destaque do furgão Transit Automático é a manutenção, que fica mais econômica, afinal dispensa a troca do kit de embreagem, reduzindo o número de paradas para serviço, deixando o custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% mais barato.
Entre os recursos de segurança, a linha Transit Automática vem equipada de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.