Ford vai usar realidade aumentada nos serviços de pós-venda

Segundo anúncio feito pela montadora na abertura da Campus Party 2019, a Ford vai usar realidade aumentada nos serviços de pós-venda. Com essa nova ferramenta, as oficinas da marca passarão a contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica sempre que necessário para tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos complexos dos veículos.

A “Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford” será iniciada como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede em 2020.

A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.

“É uma tecnologia disruptiva na indústria que vai trazer um grande benefício para o consumidor e reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina”, disse Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. “Ela vai aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas e oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização”, completa.

Segundo ele, esse projeto é mais um exemplo do trabalho realizado pela Ford de pesquisa de tecnologias para criar soluções inovadoras com foco no consumidor.

A Ford também exibe como atração na Campus Party o EcoSport Titanium Run Flat, com traseira reestilizada e pneus que podem rodar mesmo furados por até 80 km a 80 km/h sem a necessidade de parada imediata para reparo. Oferecida pela primeira vez em um utilitário esportivo no Brasil, essa tecnologia é um recurso avançado de segurança até então visto somente em veículos premium.

O estande da Ford fica localizado na área Open, com entrada gratuita aberta a todos os visitantes e várias interações, no evento que vai de 13 a 16 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A marca promove também workshops e palestras para os campuseiros em sua bancada montada na Arena. Este é o sétimo ano consecutivo que a Ford participa da Campus Party, o maior evento de tecnologia do Brasil.

Read Previous

Clube da Formação capacita mais de 20 mil profissionais

Read Next

Novo Fusion 2019 é apresentado com mais ofertas de versões