Com desenvolvimento integralmente local, a Foton Caminhões comercializa veículos produzidos no Brasil. São os primeiros modelos da marca a apresentar nacionalização acima de 65%, com dois caminhões específicos que atendem às necessidades de logística urbana e interurbana do País.
Tratam-se dos veículos Minitruck, de 3,5 toneladas, e do caminhão leve, Citytruck, de 10 toneladas, este já pronto para ser vendido através do Finame. Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, os modelos saem da linha de montagem aligada da fabricante Agrale, em Caxias do Sul, RS.
Assista ao vídeo de lançamento:
Com o Foton Citytruck 10-16 a empresa criou o caminhão leve com grande capacidade de carga útil e capacidade de carga no eixo dianteiro de 3.600 kg, recomendados para implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica é de 10.700 Kg, segundo Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões.
Os novos modelos nacionais das duas famílias Foton são veículos configurados com itens de série como ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida.
Com elevado diferencial técnico, itens de segurança e conforto, e conteúdos exclusivos, os novos caminhões Foton se posicionam na categoria Premium e não encontram similares em seu segmento competitivo. “Tanto os modelos Minitruck 3.5-12 DT e 3.5-14 ST/DT como o Citytruck 10-16 chegam para estabelecer um novo patamar dos veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transportes de curta e média distância”, diz Sirolli.
Minitruck
A família Minitruck, comerciais leves de alta robustez da Foton, terá três diferentes versões com capacidade de carga de 3.500 kg. São os modelos Foton Minitruck 3.5-12 DT com entre-eixos de 2.600 mm, o Foton Minitruck 3.5 – 14 ST com entre-eixos de 3.360 mm e rodado simples e o Foton Minitruck 3.5-14 DT com entre-eixos de 3.360 mm e rodado duplo no eixo traseiro.
A motorização Cummins ISF 2.8 l, fornecida já com elevado grau de nacionalização, possui sistema de injeção eletrônica common rail, que resulta numa eficiente queima do combustível, baixo nível de ruído e vibração, além de elevada confiabilidade. O tratamento dos gases de escape é feito pelo sistema de pós-tratamento EGR de alta tecnologia, atendendo plenamente o PROCONVE L6.
A transmissão manual de cinco velocidades é a conceituada e robusta ZF 5S 400, com overdrive, oferecendo um desempenho progressivo sem apresentar “gaps” ao se trocar as marchas.
Além disso, o eixo traseiro tipo Salisbury, tubos encaixados na carcaça fundida é fornecido pela DANA. Este é um componente largamente utilizado nos caminhões desta categoria no mercado brasileiro e é reconhecido por sua robustez e confiabilidade. Já o sistema de freio é fornecido pela Chassis Brakes, também de uso abrangente no mercado nacional.
Os veículos possuem ABS e airbag duplo, atendendo a legislação vigente no País para essa categoria de produto, oferecendo segurança nas frenagens, assim como proteção passiva ao motorista e ao passageiro.
Outros tradicionais fornecedores locais estão presentes nos veículos Foton Minitruck, entre eles cubos e tambores de freio traseiros FRUM; pneus Continental; tanque de combustível BEPO; tubulação hidráulica de freio Rigitec; tubulação de combustível Voss; cardã DANA e filtro de combustível Parker.
Itens de série:
. Defletor aerodinâmico no teto, para minimizar arraste e consequente consumo de combustível ao se utilizar carrocerias tipo baú.
. Ar condicionado.
. Vidros e travas elétricas.
. Rádio MP3 com entrada USB.
. Volante regulável em inclinação e altura, atendendo ergonomicamente as mais diversas características físicas dos condutores.
. Acelerador manual eletrônico, que auxilia na manutenção e operações de implementos em geral.
. Sensor sonoro de ré, que aumenta a segurança em manobras.
. Cabine basculante, um diferencial na categoria, pois facilita as inspeções, manutenções periódicas e de reparos.
. Freio motor no sistema de escape, auxiliando a frenagem do veículo em longas descidas, isso nas versões 3.5-14 ST/DT.
. Direção hidráulica.
. Embreagem vácuo-assistida, reduzindo sensivelmente o esforço de atuação do sistema, um conforto extra e exclusivo desses veículos.
. Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras, contribuindo para a estabilidade em curvas dos veículos, outro diferencial dos MINITRUCK.
. Lentes dos faróis em policarbonato, contribuindo para sua durabilidade e resistência a impactos de objetos externos, bem como a choques térmicos.
. Banco central basculante, oferecendo uma condição de cab-office (cabine escritório).
. Espelhos retrovisores de ampla visão.
. Janela para instalação de PTO, tomada de força na transmissão.
Citytruck 10-16
O Foton Citytruck 10-16 conta com capacidade de carga técnica de 10.700 kg e vem equipado com motor Cummins ISF 3.8 I com potência de 161 cv a 2600 RPM que atende com folga a legislação PROCONVE P7. O motor, com injeção eletrônica common rail, faz tratamento dos gases pelo sistema de pós-tratamento SCR.
Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto, reforça que a transmissão ZF 6S 500 complementa o trem-de-força de alta confiabilidade do Foton Citytruck 10-16. “Trata-se de uma caixa de seis velocidades, com overdrive, uma exclusividade de série dos veículos da FOTON Caminhões. Esta transmissão oferece ao motorista um excelente escalonamento de marchas, sem gaps entre as trocas, permitindo uma condução precisa e confortável”, afirma o executivo. De acordo com Sirolli, a caixa também está preparada para receber tomada de força conforme necessidade do implemento.
Os eixos dianteiros e traseiros são da marca DANA, tradicional fornecedora no mercado nacional. Sendo o dianteiro com capacidade de 3,6 toneladas (a maior da categoria), e o traseiro tipo banjo com redução i= 4,3:1 com capacidade para 6,39 toneladas. Com isso, o novo Foton tem PBT de 9,99 toneladas, a maior capacidade de carga entre os caminhões leves produzidos no Brasil.
A tecnologia empregada neste novo caminhão da Foton permitiu que sua tara (peso do veículo em ordem de marcha) seja de aproximadamente 3,1 toneladas e isso o torna, também, o veículo mais leve de sua categoria.
Um leve na categoria Premium
Um dos grandes diferenciais competitivos do novo Foton Citytruck 10-16 são os itens de série disponíveis neste modelo, como:
. Cabine com defletor aerodinâmico no teto.
. Ar condicionado.
. Janelas acionadas eletricamente.
. Rádio com entrada para MP3/USB.
. Volante regulável.
. Acelerador manual.
. Sensor sonoro de ré.
. Cabine basculante.
. Freio motor.
. Lentes dos faróis em policarbonato.
. Banco central basculante e um exclusivo espelho retrovisor extra na região frontal do veículo para facilitar manobras em pátios, além de outro de rampa na porta direita, contribuindo para uma condução segura do veículo.
. Quadro do chassi Maxion totalmente aparafusado (outra exclusividade deste modelo da Foton), facilitando e minimizando custos de manutenção, reparos e implementações.
. As molas possuem feixes parabólicos com duas lâminas na dianteira e três na traseira, único da categoria com essa solução.
. Amortecedores telescópicos de dupla ação.