Priorizando mais durabilidade, economia em manutenção e performance de frenagem superior, a Fras-le aprimora formulação de lonas de freio para carretas semirreboques. A nova formulação de lonas de freio AF/730 da Fras-le para carretas oferece menor número de paradas para trocas, redução do custo de operação e mais segurança.
Fabricadas com material premium, livre de metais pesados, as novas lonas AF/730 proporcionam estabilidade e aumentam eficiência de frenagem, preservando o tambor de freio.
Leia a Revista Oficina News completa
“As lonas AF/730 garantem não só ganhos de até 2 meses entre paradas para trocas, mas também prolongam a durabilidade do tambor de freio”, comenta Robson Andriel Lipniarski, consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial. Com isto, há melhor relação quilômetro/rodado, já que o aumento da vida útil destas lonas pode chegar à até 35%, comparando com outras lonas do portfólio, dependendo das condições de uso.
Inovadora, a nova formulação das lonas Fras-le também eleva a durabilidade dos tambores de freio, reduzindo assim o custo de manutenção. “Também contribui para o aumento da vida útil de todo o sistema de freio”, revela Lipniarski.
Outra questão fundamental é aumento da segurança no trânsito já que a nova formulação AF/730 possui uma performance superior, reduzindo a distância percorrida pelo veículo desde o acionamento dos freios até a parada total.
Segundo o consultor, testes em condições reais comprovaram que, quando em alta temperatura, esta nova lona AF/730, permite a parada em uma distância de apenas 52 metros e à temperatura ambiente essa distância é de 48,3 metros, índices que representam um desempenho 35% e 47% respectivamente, melhores que os limite estipulados pela legislação.
Os valores obtidos se referem à teste em semirreboque com 3 eixos (25,7 ton) acoplado em um cavalo mecânico 6×2 (22,9 ton) à uma velocidade inicial de 60 km/h, reduzindo através da frenagem até a parada total do veículo.
A Fras-le inova constantemente em seus produtos, bem como nas matérias-prima, pois conta com avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que reúne laboratórios químico, físico e piloto, responsável por buscar novas soluções em freios. Possui também variadas opções de pistas para testes no CTR – Centro Tecnológico Randon, onde os produtos são avaliados e homologados antes de ser disponibilizados ao mercado.