General Motors do Brasil colabora com projetos de carros elétricos

General Motors do Brasil colabora com desenvolvimento de carros elétricos

Conhecidos como EVs (Eletric Vehicle), General Motors do Brasil vai colaborar no desenvolvimento de carros elétricos. O compromisso da companhia é liderar o futuro da mobilidade e se tornar neutra em carbono até 2040. Para isso, vai utilizar a estrutura de engenharia do Campo de Provas e do Centro Tecnológico para acelerar a chegada da próxima geração de veículos elétricos ao mercado global.

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Segundo a marca, entre as principais iniciativas está o investimento de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos, e a América do Sul tem importância estratégica neste projeto. Não apenas por ter um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a esta linha de automóveis zero emissão, mas também porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs ao mercado.

A ampla estrutura que a companhia possui no Brasil com o Campo de Provas e o Centro Tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos. As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.

“Estamos neste momento trabalhando em ritmo acelerado e a primeira etapa contempla três diferentes projetos globais de veículos zero emissão, todos da marca Chevrolet, que primeiro serão lançados no mercado norte-americano”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

General Motors do Brasil colabora com desenvolvimento de carros elétricos

Tanto o Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) como o Centro Tecnológico (CT) da empresa ficam no Estado de São Paulo, onde a empresa anunciou em 2019 um aporte extra de R$ 10 bilhões em investimentos até meados da década.

O Campo de Provas fica em Indaiatuba e conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes. Já o Centro Tecnológico fica em São Caetano do Sul e recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços.

Apesar de estar mudando o seu escopo de negócio – passando de fabricante de automóveis para uma plataforma de inovações em mobilidade, com o fornecimento também de hardware, software e serviços conectados -, a GM continua sendo uma empresa de abrangência internacional com uma longa tradição no desenvolvimento e produção de veículos.

“Na GM, produtos de caráter global, desde a sua etapa de concepção até a fase de desenvolvimento, tudo é feito com a participação de profissionais representantes dos mais diferentes mercados, pois entendemos que a diversidade permite criar importantes diferenciais competitivos para os veículos. Afinal, nosso propósito é sermos pioneiros nas inovações que movem e conectam as pessoas ao que realmente importa”, explica o presidente da GM América do Sul.

Planos para eletrificação

A GM continua avançando com seu projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão aqui no Brasil também. O primeiro passo dessa jornada foi dado em 2016, quando a empresa exibiu no Salão de São Paulo pela primeira vez o Chevrolet Bolt EV, um produto que revolucionou o segmento por ser considerado o primeiro EV do mundo com autonomia elevada e preço mais acessível. O crossover compacto de 203 cv, que percorre em média 459 km no ciclo WLTP, começou a ser comercializado no país em 2019 e recebeu no ano passado importante atualizações visuais e de conteúdo. Mais recentemente foi a vez do SUV compacto 100% elétrico Bolt EUV ser apresentado ao mercado nacional, durante o festival Lollapalooza.

Em meados de 2022 a GM confirmou o lançamento de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV. Apesar de ambos serem SUVs tecnologicamente inovadores, com design atraente e alta performance; cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.

Ambos os modelos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada. Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes.

“Nosso plano para a Chevrolet no Brasil é oferecer a mais abrangente linha de EVs do mercado, que irá complementar o atual portfólio da marca na região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e de veículos elétricos, considerando as condições adequadas que temos aqui, como matéria-prima para produção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido e grande mercado consumidor em potencial. Outra parte importante desta transição até um futuro zero emissão é tornar cada vez mais sustentáveis e eficientes nossos veículos a combustão”, completa Chamorro.

O segmento dos veículos puramente elétricos ou zero emissão é o que mais cresce no mundo, devido principalmente à popularização da tecnologia, aos avanços em infraestrutura de recarga e a políticas públicas de estímulos à sustentabilidade. A expectativa é que o ritmo acelere ainda mais conforme a ampliação de tipos de modelos à disposição do consumidor. Os maiores centros produtores e exportadores de automóveis são os que mais rápido estão adotando os EVs, com destaque para a China, Europa e Estados Unidos. Tanto que em 2022 quase 10% das vendas globais de veículos de passeio já foram de elétricos, ante 8,3% no ano anterior, de acordo com a consultoria EV Volume.

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