Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a General Motors inaugura nova linha de motores em Joinville (SC). A cerimônia de inauguração também marcou a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade.
“A fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes”, revelou Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul.
Manufatura 4.0
Muitos processos da nova linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.
“Temos, por exemplo, empilhadeiras autoguiadas realizando o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa”, comenta Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville.
Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário.
Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.
“Esse controle tão preciso permite que consigamos nos tornar ainda mais eficientes ao medir os consumos de utilidades por unidade produzida e os impactos de cada processo, assim podemos atuar mais focados ainda também na sustentabilidade”, afirmou Duccini.
A nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado de três cilindros do Novo Onix e do Novo Onix Plus fabricados em Gravataí (RS).
A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.
“Isso significa que podemos realizar o rastreamento de todas as peças de qualquer motor em tempo real, o que garante muito mais qualidade e precisão ao processo de fabricação”, explica o gerente geral da fábrica. Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.
Confira alguns números da obra de expansão da fábrica da GM de Joinville:
Mais de 410 mil horas trabalhadas na instalação das máquinas
Área construída: 46.800 m2, equivalente a nove campos de futebol
627 novos equipamentos instalados
90 robôs
512 containers recebidos de máquinas e equipamentos
Fornecedores de 15 países diferentes
Sustentabilidade na fábrica de Joinville
A GM afirma que tem em Joinville (SC) uma das fábricas mais sustentáveis do mundo. A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.
A unidade também possui 100% dos resíduos industriais reciclados (zero aterro). Pelo programa “Zero Aterro” todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. Mesma prática foi adotada no recebimento de 512 containers de equipamentos, que compõem a nova linha de usinagem e montagem recém-inaugurada para a fabricação dos motores turbo e aspirado do Novo Onix e Novo Onix Plus.
Todas essas tecnologias foram ampliadas no processo de expansão da fábrica. Outras iniciativas, como a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a fábrica se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano e de energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.