Ontem, dia 26 de janeiro, a General Motores do Brasil comemorou 90 anos de atividades em território nacional. No mesmo momento, a marca está completando o número de 14,5 milhões de veículos produzidos aqui, além de anunciar o maior plano de investimento para um quinquênio: R$ 6,5 bilhões, utilizados no desenvolvimento de novos produtos, na atualização da linha de veículos e no desenvolvimento de tecnologias ligadas à eficiência energética e conectividade.
Nessa data em 1925, a Companhia Geral de Motores do Brasil foi registrada no Tabelionato de São Paulo, dando início às obras de sua primeira linha de montagem, localizado na Avenida Presidente Wilson, 201, no bairro paulistano do Ipiranga.
Oito meses depois da fundação, a empresa exibiu seu primeiro carro com a marca Chevrolet, e desde então, nunc amais parou de produzir e prosperar aqui no Brasil. Os veíram trazidos em esquema CKD, ou seja, totalmente desmontados, em todas as marcas da empresa: Buick, Oldsmobile, Chevrolet, Oakland, Cadillac e Pontiac. A produção inicial era de 25 unidades por dia. No ano seguinte, a marca elevou-se para 40 unidades diárias e, em 1927, para 150 por dia.
Os anos se passaram com conquistas e evoluções constantes, em 1928, a empresa alcançou a marca de 50 mil veículos produzidos, com a fábrica em plena capacidade, o que significava mudar para um espaço maior, crescer para atender a demanda. Nesse mesmo ano, iniciava a montagem da fábrica de São Caetano do Sul, que havia começado a ser construída um ano antes.
O primeiro carro de passeio nacional da marca foi o famoso Opala, ainda em 1968. Depois disso vieram o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra. Também nesse meio tempo, até geladeiras e ar-condicionados a GM produziu, sob a marca Frigidaire, entre os anos 50 e 70.
Mas os automóveis claro, eram o seu forte, outros complexos industriais foram instalados: São José dos Campos (SP), Gravataí (RS), Mogi das Cruzes (SP) e Joinville (SC). Conta ainda com um centro logístico em Sorocaba (SP), um campo de provas em Indaiatuba (SP), e um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP). Todas sempre voltadas para preservação da natureza por meio de ações sustentáveis desde a manufatura até as áreas administrativas.
Hoje, a Chevrolet conta com uma ampla linha de automóveis, ao todo são 14 modelos dos mais variados segmentos, do sedã compacto Classic 1.0, o mais acessível da gama, até o superesportivo Camaro SS V8, a picape S10, o Spin, e o Cruze, nas versões sedã e hatchback. Todos eles vendidos nas mais de 600 concessionárias espalhadas pelo Brasil, que receberão em breve a linha de bicicletas da marca.
O Brasil é o terceiro maior mercado da empresa no mundo, depois de China e Estados Unidos. No ano passado, foram emplacados aproximadamente 580 mil automóveis Chevrolet no país, colaborando para que a marca se tornasse, pelo segundo ano consecutivo, líder absoluta no segmento de varejo. Os produtos de maior destaque no período foram o Onix e o Prisma, que bateram recordes de vendas.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.