Primeiro veículo da ofensiva elétrica da Volkswagen na região da América Latina, o Golf GTE chega com novo conceito de mobilidade elétrica para o Brasil. Além do Golf, a marca passa a oferecer para os clientes bicicleta e patinete elétricos, ambos com emissão zero.
A Volkswagen afirma que o Golf GTE pode ser conduzido no modo totalmente elétrico por cerca de 50 km. Segundo a marca, isso atende a demanda de 2/3 da população que vive nos grandes centros urbanos, ou de sete em cada 10 pessoas.
O Golf GTE tem dois motores: um a combustão de 1,4l TSI com 150 cv e um motor elétrico de 75 kW (102cv). Combinados, oferecem potência de 150 kW (204 cv). Se o motor elétrico for a única fonte de força de propulsão, o Golf GTE pode atingir velocidades de até 130 km/h.
A Volkswagen afirma que, quando toda a potência combinada do sistema é utilizada, o GTE vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, atingindo velocidade máxima de 222 km/h. Sua autonomia total, incluindo o motor elétrico e o motor a gasolina, ultrapassa 900 km.
A tecnologia híbrida utilizada pelo Golf GTE oferece vários modos de funcionamento:
Modo elétrico: basta acionar um botão ao lado do câmbio para entrar no “e-mode”. Nessa condição, apenas o motor elétrico de 75 kW (102 cv) e 330 Nm (33,6 kgfm) é utilizado, o que, segundo a marca, torna o Golf GTE um veículo totalmente livre de emissões. Importante: sempre que o Golf GTE é ligado, o modo “e-mode” é acionado automaticamente e com isso não há som de ignição. No “e-mode” a velocidade máxima do GTE é de 130 km/h.
Modo híbrido: ao selecionar esse modo, a tecnologia do GTE escolhe qual é o sistema mais eficiente para cada situação de uso do veículo. Se o carro estiver em uma condição em que o motor elétrico for mais eficiente, apenas esse sistema será utilizado. Se há uma situação em que é necessário potência adicional, o motor 1.4 TSI será acionado automaticamente. O modo híbrido possui a função de utilizar a carga da bateria ou mantê-la.
Modo recarga: nessa situação, apenas o motor 1.4 TSI de 110 kW (150 cv) e 250 Nm (25,5 kgfm) movimentará o veículo. E mais: além de mandar energia para as rodas, o propulsor fornecerá carga para a bateria.
GTE: nesse modo, o motor 1.4 TSI e o motor elétrico trabalham juntos. Segundo informações da Volkswagen, as potências são combinadas e o motorista tem 204 cv e 35,7 kgfm à disposição.
O Golf GTE estará disponível em três concessionárias da marca, com preço sugerido de R$ 199.990, com pacote fechado de equipamentos. O modelo é equipado com tecnologia plug-in, que permite o carregamento em tomada convencional de 220V ou em aparelhos wallbox de 3,6 kW ou mais. Além disso, o Golf GTE traz itens como ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) e sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por gestos.
A Volkswagen tem uma estratégia robusta para a eletrificação na Região América Latina: serão seis carros elétricos e híbridos até 2023. O Golf GTE é o primeiro dessa ofensiva e o 14º lançamento dos 20 previstos até 2020 dentro da estratégia da Nova Volkswagen. É o primeiro híbrido da história da marca no Brasil.