A montadora de motocicletas Harley-Davidson do Brasil acaba de inaugurar seu novo Centro de Treinamento em parceria com o SENAI São Paulo (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
As novas instalações ficam na escola SENAI “Conde José Vicente de Azevedo”, no bairro do Ipiranga, e tem como objetivo certificar o conhecimento e as habilidades dos técnicos de serviços pós-vendas da rede formada por 21 concessionárias autorizadas H-D em todo o Brasil.
Essa mudança visa aprimorar ainda mais os cursos já oferecidos pela Harley-Davidson, e que agora fazem uso dos laboratórios, de novas tecnologias e da experiência em treinamento de uma instituição de renome como o SENAI-SP. Além disso, o novo espaço vai proporcionar aos técnicos uma “imersão total” em um ambiente 100% voltado ao ensino. A capacidade de treinamento foi mantida com a mudança, e continua a oferecer as 500 vagas anuais.
O BTF (Brazilian Training Facility) está estruturado no formato IST (Individual Skills Training) ou seja, Treinamento de Conhecimento e Habilidades Individuais, o que proporciona a cada técnico em treinamento a utilização do seu próprio ferramental, além de uma motocicleta para cada profissional, ou seja, um técnico por posição de trabalho.
A companhia oferece um total de 12 cursos em sua grade, sendo que sete deles são direcionados para os técnicos de serviços pós-vendas com direito a certificação conferida pela HDU (Harley-Davidson University), e os outros cinco cursos são exclusivos para treinamento das forças armadas.
A Harley-Davidson do Brasil dispõe de 16 motocicletas para os cursos, sendo que seis delas são modelos 2017 já equipadas com o recém-lançado motor Milwaukee-Eight™, além de 12 carrinhos de ferramentas da marca Snapon contendo 12 jogos de ferramentas especiais Bosch para uso individual dos técnicos, que também têm acesso a equipamentos para desmontagem e balanceamento de roda eletrônico, prensa e outras tecnologias de ponta. A grande maioria dos equipamentos são importados dos Estados Unidos.
Conforme o profissional avança com a conclusão dos cursos realizados, ele pode ser reconhecido em até cinco níveis diferentes. Ao atingir a categoria “staff” do programa de reconhecimento técnico, ele recebe um portifólio para o registro dos cursos concluídos do programa, e mais um conjuto de patches, sendo um do programa de treinamento PHD e outro relativo ao primeiro nível conquistado. Para todos os demais níveis atingidos – “Technician”, “Advanced Technician”, “Expert” e “Master” – além do carimbo com a data de conclusão do curso no portifólio, ele recebe um patch diferenciado com a descrição do nível do programa de reconhecimento concluído.
“A parceria entre o SENAI-SP e a Harley-Davidson é muito significativa porque, além da transferência tecnológica, incorpora mito, qualidade, força, design e desempenho”, comemora Walter Vicioni, Diretor Regional do SENAI-SP.
“O novo centro técnico do SENAI-SP e da Harley-Davidson reforça o compromisso da indústria paulista de oferecer educação profissional de excelência. O trabalho conjunto das duas marcas resultará em uma metodologia de ensino alinhada aos padrões internacionais”, explica Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do SENAI-SP.
Para Antônio Cantero, Managing Director da Harley-Davidson do Brasil, a mudança trará inúmeros benefícios tanto para a marca quanto para o SENAI. “Por meio da parceria com a Harley-Davidson, o SENAI-SP, além de ter acesso às tecnologias da nossa marca, poderá também, futuramente, disponibilizá-las por meio de cursos de curta duração direcionados para a comunidade e para os clientes, indo ao encontro de seu principal objetivo, que é difundir o ensino técnico no Brasil, contribuindo para a valorização ainda maior de nossa marca pelo País”, comenta.
CURSOS TÉCNICOS DA HARLEY-DAVIDSON
- PHD-I 104 – Diagnóstico Elétrico: Aborda os sistemas de partida, ignição e carga das motocicletas Harley-Davidson. Isso inclui desde a função de como isolar componentes individuais de cada sistema, até como utilizar uma abordagem sistemática para solução de problemas. Fundamentos em teoria elétrica, crimpagem de conectores, solda, testes e cuidados com a bateria, fuga de corrente e sistema de segurança “hands free”, completam o curso;
- PHD-I 110 – Manutenção do Veículo e Chassis: Aprimoramento da proficiência e das habilidades do técnico relacionadas a procedimentos de serviços de rotina e chassis. Demonstrar os cuidados necessários ao se executar o serviço no veículo ou ao utilizar ferramentas especiais e equipamentos, em conjunto com o uso proficiente de materiais de apoio (Manual de Peças e Serviços, Boletins de Serviço, Dicas Técnicas e outros);
- PHD-I 208 – Sistema de Controle Eletrônico: Introdução ao processo de diagnóstico dos sistemas de injeção eletrônica de combustível da Harley-Davidson, utilizando ferramentas eletrônicas de diagnóstico, como o “Digital Technician II”, em conjunto com manuais eletrônicos e diagramas elétricos de fiação. São abordadas todas as entradas e saídas de sensores “de/para”, bem como todos os módulos eletrônicos do sistema de injeção de combustível Harley-Davidson, com particular ênfase à compreensão dos valores e dados fornecidos pelos diversos componentes desse sistema;
- PHD-I 302 – Sistemas Eletrônicos “Touring”: Apresentação sobre o funcionamento e o diagnóstico dos sistemas de áudio Infotainment Boom Box! 4.3” e 6,5” da Harley-Davidson, kits de atualização dos sistema de áudio de acessórios, sistema de freios ABS e sistema de controle de cruzeiro (Cruise Control). É demonstrada uma abordagem sistemática para o diagnóstico desses sistemas utilizando a ferramenta “Digital Technician II” e o Manual de Diagnóstico Elétrico. Os técnicos são avaliados quanto a apresentação de ética profissional ampla, fornecendo documentação escrita, utilizando habilidades de comunicação eficazes e a abordagem de problemas elétrico s de forma eficiente;
- PHD-I 303 – Motor e Transmissão Refrigerado a Ar: O conteúdo é focado na revisão dos motores Twin Cam B e Milwaukee-Eight™, incluindo a desmontagem e inspeção da transmissão Six Speed Cruise Drive™ da Harley-Davidson, para a avaliação da condição dos componentes afim de determinar se estes podem ser reutilizados, reparados ou necessitam de substituição. Aplicação e uso de ferramentas métricas de medição, como micrômetro, súbito e relógio comparador também estão incluídos.
- PHD-I 305 – Motor e Transmissão de Média Cilindrada: O foco está na revisão do motor Evolution – que equipa as motocicletas da família Sportster® – para a avaliação da condição dos componentes afim de determinar se estes podem ser reutilizados, reparados ou necessitam de substituição. São realizados ajustes de alinhamento e de montagem do motor no chassis da motocicleta, além de um teste de pressão de óleo em uma motocicleta operacional, conforme descrito no manual de serviços. Estão incluídos a aplicação e o uso de ferramentas métricas de medição, como micrômetro, súbito e relógio comparador também;
- PHD-I 306 – Motor e Transmissão V-ROD®: Informações sobre o nível de conhecimento e competência de um técnico de serviço na realização da revisão do motor VRSC, que euipq os modelos da família V-Rod®. Neste módulo, o técnico tem conhecimento da aplicação e do uso de ferramentas métricas de medição, como micrômetro, súbito e relógio comparador.
CURSOS DA HARLEY-DAVIDSON PARA AS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL
- POLÍCIA “A” – MANUTENÇÃO DO VEÍCULO: Exclusivamente direcionado para as motocicletas modelo Polícia da Harley-Davidson, o curso abrange técnicas para manutenção de rotina para atender as especificações da H-D, muitas vezes complexas e diversificadas;
- POLÍCIA “D” – DIAGNÓSTICO ELÉTRICO: Concentra-se no diagnóstico e na reparação dos três grandes sistemas elétricos da motocicleta, como sistema de carga, sistema de ignição e sistema de partida. Neste curso, os militares aprendem a usar os mais modernos equipamentos de teste elétrico para diagnosticar corretamente e corrigir anormalidades em qualquer um dos sitemas elétricos da motocicleta;
- POLÍCIA “F” – PROCEDIMENTOS DE CHASSIS E FREIOS ABS: Tem como objetivo introduzir o militar aos procedimentos necessários para manutenção e ajuste dos principais componentes da motocicleta Harley-Davidson Polícia, como garfos, freios, balança traseira, rolamentos, correia, embreagem e outros. Os militares aprendem a função de cada um dos componentes, além de adquirirem as habilidades necessárias para mantê-los e ajustá-los no chassis da motocicleta, além de instruções de diagnóstico, funcionamento e reparação do sistema de freio antitravamento (ABS), projetado específicamente para a motocicleta Harley-Davidson Polícia;
- POLÍCIA “B” – MOTOR & TRANSMISSÃO: O curso apresenta uma visão geral do projeto e da função de cada um dos comoponentes internos e externos do motor Twin Cam 103® High Output, bem como da transmissão de seis velocidades, incluindo a inspeção, montagem e ajuste da embreagem. Parte do curso foi desenvolvido para proporcionar ao militar os conhecimentos necessários para o diagnóstico de anormalidades, tanto no motor quanto na transmissão. As tarefas incluem a remoção do motor, desmontagem, identificação e diagnóstico dos componentes, montagem e instalação no chassis da motocicleta;
- POLÍCIA “E” – INJEÇÃO ELETRÔNICA: Introdução ao sistema de injeção eletrônica utilizado nas motocicletas modelo polícia da Harley-Davidson. Os militares adquirem as habilidades para manter, diagnosticar e reparar o sistema de injeção eletrônica sem a utilização do aparelho “Digital Technician II” ou de qualquer outro equipamento de diagnóstico eletrônico, bem como ajuste e reparação de sirenes, luzes de advertência/perseguição, setas, módulos de segurança, relés, que também são abordados.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.