A linha 2023 das motocicletas Honda CB 500F e CB 500X chegam no mercado com mais evoluções mecânicas e novidades técnicas. Estamos falando dos modelos naked CB 500F e a aventureira CB 500X, que são considerados porta de entrada para o mundo das motocicletas de alta cilindrada.
As motocicletas foram atualizadas através de melhorias fundamentais nas suspensões, freios, iluminação e diversos aspectos técnicos. Para manter o que funcionava bem, tanto a naked CB 500F como a aventureira CB 500X tiveram preservadas a motorização já reconhecida: o motor bicilindro DOHC de 471 cc e arrefecimento a líquido.
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Segundo a engenharia da marca, o novo ajuste do sistema de injeção PGM-FI melhorou a sensação de torque e o caráter do motor sem comprometer o desempenho. A potência e o torque máximo permaneceram inalterados: 50,2 cv a 8.500 rpm e 4,54 kgfm a 7.000 rpm.
A mesma coisa aconteceu em relação às medidas fundamentais, diâmetro e curso de 67 x 66,8 mm e a capacidade cúbica é de exatos 471 cc. A taxa de compressão é de 10,7:1 e o virabrequim tem moentes a 180º, com eixo balanceiro posicionado na parte de trás dos cilindros. O formato dos pistões foi cuidadosamente projetado para redução de ruído em altas rotações. O atrito foi reduzido por estrias na saia dos pistões, que aumentaram a área da superfície e ainda favoreceram o acúmulo do óleo para melhor lubrificação.
Outro ponto forte da nova geração das Honda CB 500F e CB 500X é a adoção da suspensão dianteira invertida Showa de 41 mm de diâmetro do tipo SFF-BP USD, evolução importante que veio acompanhada do aperfeiçoamento na frenagem dianteira, agora atributo de um par de discos tipo Wave de 296 mm de diâmetro em substituição ao disco simples de 310 mm, também tipo Wave.
A redução de peso nas rodas e novos cálipers de freio – de quatro pistões e fixação radial na CB 500F, de dois pistões e fixação axial na CB 500X – permitiram incrementar a segurança e a maneabilidade dos modelos, aspecto que foi favorecido também pela balança de suspensão traseira redesenhada, novo ajuste do conjunto mola-amortecedor traseiro e diferente distribuição do peso entre roda dianteira e traseira.
Parta finalizar as evoluções, a Honda adotou a iluminação full-LED no farol dianteiro de ambas CB 500, visando uma melhor distribuição do facho de luz baixo e alto.