Honda CB 500F: uma moto para o dia-a-dia
Texto: Arnaldo Bianco
Fotos: Divulgação
Modelo adota o motor bicilíndrico com refrigeração liquida do tipo progressivo, uma opção econômica e mais confortável no trânsito
Quando se fala em qualquer cilindrada de 500 para cima os garotos – eu me incluo nessa – já pensam na agulha do conta-giros na casa dos 10500 rpm, um barulho estridente saindo do escape e troca de marchas sucessivas para cima e para baixo. Bem, com a CB 500 F a história não é por aí, o motor de 50,4 cv @ 8500 não vai te proporcionar uma descarga de adrenalina, e constatamos isso durante o uso.
O motor bicilíndrico com refrigeração liquida é progressivo, isso quer dizer que está mais voltado para o torque, deixando o motociclista menos ansioso – 4,55 kgf.m @ 7000 rpm – tocando a bike com suavidade, que foi bom no trânsito de São Paulo. Mesmo com 180 kg, que não é das mais leves, a F é fácil de ser levada em meio aos carros e não cansa, a posição de pilotagem ajuda muito nesse ponto.
Por não ter um desempenho brilhante a CB 500 F pode parecer não empolgar, pelo contrário se você começar a abrir as marchas, principalmente as três primeiras o motociclista vai entender o significado do F no modelo da moto – Fun, que é diversão em inglês – sempre de maneira controlada.
Uma moto de alta cilindrada tem que cumprir seu papel de estradeira, certo? Certo, então fomos pegar a já conhecida rota São Paulo – Campinas para ver o comportamento da CB 500. Todos sabemos que qualquer moto pega estrada. É só sair para a rodovia e cruzar dezenas de motoboys com suas CGs. Agora, como elas fazem isso que é a diferença. A 500 já mostrou logo de cara que gosta de estrada, ou melhor, que o dono vai gostar de pegar estrada com ela. O computador de bordo registrou uma média de 25 km/l, pulando para 26 km/l em alguns momentos.
É possível manter velocidade de cruzeiro e fazer ultrapassagens sem a necessidade de baixar marchas, a não ser que você queira realmente passar rápido por um caminhão ou outro veículo lento, senão é só virar a mão e seguir em frente. O painel apesar de todo digital foi sempre de fácil leitura inclusive à noite. A única coisa que senti falta foi de um indicador de marchas, nada de grande importância, mas confesso que às vezes me perco em algumas cambiadas…
O uso em estrada não cansou, mesmo no trecho inicial da rodovia Anhanguera que é repleto de curvas – eu particularmente adoro – o rondo do escapamento se manteve dentro dos limites aceitáveis para a proposta da moto. Um ponto a ser destacado na CB 500F são os freios que sempre cumpriram seu papel de forma eficiente, e se você está procurando fazer a transição para alta cilindrada opte pelo sistema com anti-bloqueio do freio – ABS – que eleva o preço da moto em pouca mais de R$ 1.500,00.
A CB 500F vai ser um sucesso sem dúvidas, principalmente pelo preço, o modelo sem ABS é ofertado por R$ 23.053,00 e o com ABS chega por R$ 24.625,00 Para o motociclista que quer uma bike maior sem ter maior gasto e combustível CB 500F está na medida, para o uso diário e viagens de final de semana.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.