Honda CB 500F: uma moto para o dia-a-dia

Honda CB 500F: uma moto para o dia-a-dia

Honda CB 500F: uma moto para o dia-a-dia

Texto: Arnaldo Bianco

Fotos: Divulgação

Modelo adota o motor bicilíndrico com refrigeração liquida do tipo progressivo, uma opção econômica e mais confortável no trânsito

Quando se fala em qualquer cilindrada de 500 para cima os garotos – eu me incluo nessa – já pensam na agulha do conta-giros na casa dos 10500 rpm, um barulho estridente saindo do escape e troca de marchas sucessivas para cima e para baixo. Bem, com a CB 500 F a história não é por aí, o motor de 50,4 cv @ 8500 não vai te proporcionar uma descarga de adrenalina, e constatamos isso durante o uso.

O motor bicilíndrico com refrigeração liquida é progressivo, isso quer dizer que está mais voltado para o torque, deixando o motociclista menos ansioso – 4,55 kgf.m @ 7000 rpm – tocando a bike com suavidade, que foi bom no trânsito de São Paulo. Mesmo com 180 kg, que não é das mais leves, a F é fácil de ser levada em meio aos carros e não cansa, a posição de pilotagem ajuda muito nesse ponto.

Motor bicilíndrico com refrigeração liquida é progressivo
Motor bicilíndrico com refrigeração liquida é progressivo

Por não ter um desempenho brilhante a CB 500 F pode parecer não empolgar, pelo contrário se você começar a abrir as marchas, principalmente as três primeiras o motociclista vai entender o significado do F no modelo da moto – Fun, que é diversão em inglês – sempre de maneira controlada.

Uma moto de alta cilindrada tem que cumprir seu papel de estradeira, certo? Certo, então fomos pegar a já conhecida rota São Paulo – Campinas para ver o comportamento da CB 500. Todos sabemos que qualquer moto pega estrada. É só sair para a rodovia e cruzar dezenas de motoboys com suas CGs. Agora, como elas fazem isso que é a diferença. A 500 já mostrou logo de cara que gosta de estrada, ou melhor, que o dono vai gostar de pegar estrada com ela. O computador de bordo registrou uma média de 25 km/l, pulando para 26 km/l em alguns momentos.

A 500 já mostrou logo de cara que gosta de estrada
A 500 já mostrou logo de cara que gosta de estrada

É possível manter velocidade de cruzeiro e fazer ultrapassagens sem a necessidade de baixar marchas, a não ser que você queira realmente passar rápido por um caminhão ou outro veículo lento, senão é só virar a mão e seguir em frente. O painel apesar de todo digital foi sempre de fácil leitura inclusive à noite. A única coisa que senti falta foi de um indicador de marchas, nada de grande importância, mas confesso que às vezes me perco em algumas cambiadas…

 

Painel digital de fácil leitura inclusive à noite
Painel digital de fácil leitura inclusive à noite

O uso em estrada não cansou, mesmo no trecho inicial da rodovia Anhanguera que é repleto de curvas – eu particularmente adoro – o rondo do escapamento se manteve dentro dos limites aceitáveis para a proposta da moto. Um ponto a ser destacado na CB 500F são os freios que sempre cumpriram seu papel de forma eficiente, e se você está procurando fazer a transição para alta cilindrada opte pelo sistema com anti-bloqueio do freio – ABS – que eleva o preço da moto em pouca mais de R$ 1.500,00.

Freios eficientes com opção de sistema anti-bloqueio – ABS
Freios eficientes com opção de sistema anti-bloqueio – ABS

A CB 500F vai ser um sucesso sem dúvidas, principalmente pelo preço, o modelo sem ABS é ofertado por R$ 23.053,00 e o com ABS chega por R$ 24.625,00 Para o motociclista que quer uma bike maior sem ter maior gasto e combustível CB 500F está na medida, para o uso diário e viagens de final de semana.

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