Honda Civc 10ª geração tem motor mais moderno e eficiente

Modelo que testamos, o Touring, tem motor 1.5 turbo de 173 cavalos e câmbio CVT, uma combinação perfeita para melhor desempenho e economia

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva 

Existem carros que marcam nossas vidas, não por ser bom ou ruim, melhor ou pior, simplesmente porque num determinado momento, estava no centro das nossas atenções. O Honda Civic marcou minha vida em muitas situações, a começar por ser a primeira linha de montagem que eu visitei na vida.

Mas a última cena marcante para mim em relação ao modelo foi na cerimônia de premiação do Carro do Ano da Abiauto, no final do ano passado, em que eu tive a honra de entregar o prêmio de Melhor Design para o Honda Civic Geração 10. Entregar um prêmio é legal e importante, mas concordar com ele, é melhor ainda. Eu realmente estava premiando o que eu achava ser o veículo com o melhor design do ano.

Marcel Dellabarba, gerente de imprensa da Honda, recebe o prêmio de melhor design pelo Novo Civic

E que design! É moderno, bonito, sofisticado e esportivo. Segundo a marca, seu desenvolvimento teve como inspiração os modelos premium europeus, principalmente, em relação a dirigibilidade, nível de ruídos e vibrações e acabamento interno. Ou seja, tudo que de bom.

O desenho externo, aquele dono do melhor do ano, reflete uma certa robustez, em linhas bem marcadas, o que a Honda chama de “porte mais atlético”. Ficou sim mais esportivo, mais baixo e mais largo, muito por conta do conjunto das rodas com a carroceria. Na minha opinião, ficou com cara de carro importado.

Alguns vincos acentuados e elegantes percorrem a carroceria, com capô elevado que traz abaixo a nova identidade visual da marca: Solid Wing Face, destacando o emblema Honda no centro da moldura cromada (black piano na versão Sport) em forma de asa e margeado pelos novos faróis com iluminação totalmente em LED na versão Touring, a que testamos.

E segue até a traseira para encontrar um conjunto totalmente diferente do que se foi visto até agora, com lanternas traseiras em formato de bumerangue, também iluminadas por LED. Ficou mais bonito, mais dinâmico e sofisticado.

E por dentro?

O interior é igualmente elegante e super tecnológico, além de ser amplo, inclusive para quem vai sentado no banco de trás, com uso de materiais de alto padrão. No centro do painel, uma central multimídia bastante eficaz, nesta versão com tudo que tem direito, inclusive câmera de ré e de indicação de ponto cego à direita.

Agora, de baixo do capô está o segredo desse modelo mais do que esportivo, falando da versão Touring: o motor o 1.5 litro do tipo acelerou, ele responde, desde as mais baixas rotações, com respostas rápidas.

O conjunto de quatro cilindros adota um turbo de baixa inércia com válvula wastegate eletrônica, sistema de injeção de combustível direta e comando de válvulas com variação de tempo de abertura (VTC ou Variable Valve Timing Control).

Toda essa tecnologia é combinada com uma construção mais leve e compacta, com cabeçote e bloco em alumínio, e virabrequim em aço forjado de baixo peso com micropolido, para reduzir o atrito.

Os pistões são leves e têm cabeças côncavas que ajudam a manter a combustão estável e contribuem para melhorar a eficiência, com refrigeração feita por dois jatos de óleo direcionados para a parte inferior. As bielas fraturadas também são mais leves e forjadas à quente. O comando é acionado por corrente e as válvulas adotam hastes finas e ocas. Detalhe importante: é movido somente a gasolina.

O ronco do motor mostra a esportividade deste estado de arte da Honda e entrega para que veio: são 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Acoplado ao conjunto motor está a nova transmissão continuamente variável que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor, além de ajudar na economia.

Veja o funcionamento do motor no vídeo da Honda:

No geral, é um carro muito gostoso de dirigir, principalmente, com a inédita transmissão Large-CVT. A engenharia da Honda explica que uma nova geração da lógica G-Design de troca de relações ajuda na aceleração e proporciona uma sensação de condução mais familiar. O novo design da turbina com duplo amortecedor usada para o conversor de torque possibilita um controle maior e ajuda a diminuir o retardo do turbocompressor quando o veículo é acelerado.

Vamos lá: o Civic ficou mais bonito, mais rápido e mais eficiente, faltava um belo pacote de recursos tecnológicos para completar. E isso ele também oferece e a lista é ampla: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico etc. Uma câmera colocada no lado direito do carro mostra todas as manobras para este lado quando a seta é ligada, igual ao Accord.

Outros que privilegiam a segurança, como os controles de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, entre outros.

Bastante conectado, a central multimídia conta com navegação e um sistema compatível com as interfaces Apple CarPlay e Android Auto. Totalmente renovado, o preço desta versão, toda equipada e com motor turbo é a única desvantagem do Civic geração 10, que começa em R$ 124.900.

Galeria de fotos: 

Ficha técnica

Motor 1.5 Turbo
Combustível Gasolina
Cilindrada 1.497 cm³
Cilindros/válvulas 4 em linha / 16 Válvulas
Diâmetro x curso 73 mm x 89,4 mm
Potência máxima 173 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 22,4 Kgfm a partir de 1.700 rpm
Formação de mistura Injeção direta de combustível

Acompanhe os detalhes mecânicos do Civic Touring, descritos pela engenharia da Honda:

Tecnologias do motor:

– Bloco e virabrequim

O novo motor 1.5 de quatro cilindros em linha do Civic possui um bloco de baixo peso em alumínio fundido com mancais individuais reforçados para reduzir o peso. Camisas de cilindro em aço fundido proporcionam alta durabilidade. Cada parte do virabrequim de aço forjado de baixo peso foi micropolido para reduzir o atrito interno.

– Pistões e Bielas

O motor 1.5 traz pistões com cabeças côncavas que ajudam a manter a combustão estável e contribuem para melhorar a eficiência de operação. Leves, têm saias com design trabalhado para reduzir o peso recíproco (massa na área do pistão), minimizando vibração e aumentando a eficiência de operação. Eles são refrigerados por dois jatos de óleo direcionados para a parte inferior de cada cabeça de pistão. Os anéis de pistão são banhados à Ion para ajudar a reduzir o atrito, aumentando a eficiência de operação. Bielas leves e de aço de alta resistência são forjadas à quente, formando uma peça única que é fraturada. Isso permite ter uma biela leve e forte, com um mancal encaixado com precisão.

– Cabeçote e comando de válvulas

O motor de quatro cilindros turbo com injeção direta do Civic traz um cabeçote DOHC (Dual Over Head Camshaft, ou eixo duplo de comando de válvula) feito de alumínio forjado de baixo peso. Como as saídas de escapamento são integradas no cabeçote, não há a necessidade de um coletor de escapamento tradicional, com as saídas separadas.

Uma silenciosa corrente de baixa fricção comanda os comandos duplos e as quatro válvulas por cilindro. Essa corrente é livre de manutenção durante toda a vida útil do motor. Para reduzir o peso, os comandos de válvulas adotam hastes finas e ocas.

Para reduzir o consumo, emissões e aumentar a potência, o motor turbo utiliza válvulas de escapamento preenchidas com sódio. Uma câmara dentro da válvula contém sódio que favorece o resfriamento da válvula. Por conta deste sistema, não há a necessidade de uma mistura mais rica de combustível, normalmente adotada em motores turbo para ajudar a resfriar a válvula de escapamento. Essa mistura mais pobre de combustível reduz a emissão de poluentes, o consumo e ajuda a aumentar a potência.

Esse cabeçote também adota velas do tipo M12, menores que as comumente usadas M14, para reduzir o espaço ocupado e o peso. A injeção direta faz uso de injetores multifuros, com pequeno diâmetro. Para gerar uma alta turbulência na admissão, que otimiza a eficiência da combustão, tanto a admissão quanto a cabeça do pistão trazem um design especial.

O motor Turbo do Civic traz controle de variação de tempo de abertura de válvulas (VTC ou Variable Valve Timing Control), que pode variar tanto o tempo de abertura das válvulas de admissão como as de escapamento, de forma independente. Com os comandos de abertura variáveis do motor Turbo, é possível otimizar o comportamento do motor para várias condições de direção.

– Sistema de injeção direta

O sistema de injeção direta permite o aumento de torque em toda a faixa de operação do motor com alta eficiência energética. O sistema é composto de uma bomba de injeção de alta pressão, compacta, com controle de pressão variável que otimiza a operação de cada injetor. O combustível é injetado diretamente no cilindro (não há coletores de admissão convencionais), permitindo uma combustão mais eficiente.

– Turbo de baixa inércia monofluxo com válvula wastegate elétrica

O motor turbo do Civic adota um turbo de baixo diâmetro para a máxima resposta. O desenho de monofluxo da turbina ajuda ao turbo gerar pressão com pouca abertura do corpo de borboleta e baixa rotação. A válvula wastegate elétrica permite o controle ideal da pressão do turbo.

Um largo intercooler de baixa restrição do ar é posicionado na parte inferior da dianteira do veículo, onde o ar é recebido sem obstruções com o carro em movimento. O ar admitido passa pelo filtro de ar, pelo turbo e pelo intercooler, até ser admitido pelo motor. Isso reduz a temperatura do ar admitido, mantendo a densidade ideal para a melhor performance.

Para reduzir o peso, o sistema de admissão de ar do turbo é composto de tubos rígidos, feitos de composto resinado.

Transmissão Large-CVT

A versão Touring, equipada com o motor 1.5 Turbo traz uma evolução da transmissão CVT. Ela é baseada na transmissão que equipa o Accord com motor de quatro cilindros, comercializado nos EUA. Uma nova geração da lógica G-Design de troca de relações ajuda na aceleração e proporciona uma sensação de condução mais familiar. O novo design da turbina com duplo amortecedor usada para o conversor de torque possibilita um controle maior e ajuda a diminuir o retardo do turbocompressor quando o veículo é acelerado.

Função G-Design

As duas transmissões CVT oferecidas para o Civic foram projetadas para utilizar a melhor relação de transmissão para cada condição de uso e para proporcionar uma sensação mais natural ao dirigir do que as transmissões CVT anteriores, quando comparadas a uma transmissão automática convencional.

Em comparação, uma transmissão automática convencional tem resposta mais lenta e perde tempo realizando múltiplas reduções de marchas. Como as transmissões automáticas têm um número limitado de marchas separadas, mesmo quando elas são totalmente reduzidas só podem chegar perto da rotação ideal do motor à medida que a velocidade aumenta. Isto prejudica a aceleração.

Durante a aceleração com o acelerador totalmente pressionado, a nova geração da lógica de câmbio G-Design utiliza relações escalonadas, à medida que a velocidade do veículo aumenta. Isto dá à transmissão uma sensação de maior “conectividade”, pois a rotação do motor e a velocidade do veículo aumentam simultaneamente. Esta operação escalonada também melhora o desempenho na aceleração.

Suspensão:

Construído sob a base de uma carroceria ultrarrígida e leve, o sistema de suspensão da 10ª geração adota a configuração mais sofisticada de sua história. O conjunto totalmente independente de suspensões inclui a configuração, inédita no modelo, de multibraços montados no subchassi traseiro, para um alto nível de estabilidade lateral.

Buchas de suspensão hidráulicas, uma solução normalmente adotada em carros maiores e mais caros, foram adotadas pela primeira vez no Civic, melhorando o conforto de rodagem e reduzindo as vibrações sem comprometimento da dirigibilidade esportiva. O carro também adotou buchas conectadas nas barras estabilizadoras na dianteira e traseira para um comportamento de suspensão suave e progressivo.

Direção:

A nova caixa de direção elétrica com duplo pinhão e relação variável, inédita no Civic, permite maior precisão de direção e senso de controle – com apenas 2,2 voltas de batente a batente (contra 3,1 voltas do modelo anterior), que proporciona ótima condução em baixas velocidades.

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