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Um dos sedãs mais vendidos do Brasil, o Honda Civic nacional, que inaugurou a produção da Honda Automóveis no Brasil, em Sumaré/SP, acaba de completar 18 anos. Dono de uma ampla história no Brasil, o modelo ainda chegou ainda importado em 1992, na 5ª geração mundial e já se tornou um sucesso de importação.
Quando começou a ser produzido no país, passou por nacionalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Era a 6ª geração mundial, e o modelo trazia muita tecnologia para a época, inclusive com motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.
Passou por evoluções e facelifitings durante esse tempo, teve seu auge na 8ª geração, e hoje agrega diversas tecnologias, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.
Evolução no Brasil
1997 – A Honda inicia a produção do Civic brasileiro, na 6ª geração do modelo.
Um dos veículos nacionais mais completos de fábrica;
Motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.
2001 – Lançada a 7ª geração do Civic.
Motor 1.7;
Assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.
2006 – Lançamento da 8ª geração – New Civic.
Design futurista;
Painel de instrumentos em dois níveis;
Motor 1.8;
Câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante);
Adoção do sistema flex (novembro);
Ganhou os principais prêmios da indústria automobilística do Brasil e do mundo.
2007 – Lançamento do Civic Si.
Versão equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.
2011 – A Honda lança a 9ª geração do modelo, atualmente no mercado.
Comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;
Computador de bordo em LCD de 5” (i-MID);
Teto solar;
Navegador touchscreen integrado ao trânsito.
2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR.
Além dos motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa o subtanque de partida a frio.
2015 – Retorno da versão top EXR com mudanças no exterior e interior.
Atualmente, a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR;
Versão intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), também presentes na versão EXR;
EXR ganha sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.
Editado por Carol Vilanova
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Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.