Honda Civic na versão nacional completa 18 anos

Um dos sedãs mais vendidos do Brasil, o Honda Civic nacional, que inaugurou a produção da Honda Automóveis no Brasil, em Sumaré/SP, acaba de completar 18 anos. Dono de uma ampla história no Brasil, o modelo ainda chegou ainda importado em 1992, na 5ª geração mundial e já se tornou um sucesso de importação.

civic1

Quando começou a ser produzido no país, passou por nacionalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol. Era a 6ª geração mundial, e o modelo trazia muita tecnologia para a época, inclusive com motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.

civic2

Passou por evoluções e facelifitings durante esse tempo, teve seu auge na 8ª geração, e hoje agrega diversas tecnologias, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.

 

Evolução no Brasil

1997 – A Honda inicia a produção do Civic brasileiro, na 6ª geração do modelo.

             Um dos veículos nacionais mais completos de fábrica;

             Motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.

2001 – Lançada a 7ª geração do Civic.

             Motor 1.7;

             Assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.

 

2006 – Lançamento da 8ª geração – New Civic.

             Design futurista;

             Painel de instrumentos em dois níveis;

             Motor 1.8;

             Câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante);

             Adoção do sistema flex (novembro);

             Ganhou os principais prêmios da indústria automobilística do Brasil e do mundo.

 

2007 – Lançamento do Civic Si.

             Versão equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.

 

2011 – A Honda lança a 9ª geração do modelo, atualmente no mercado.

             Comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões;

             Computador de bordo em LCD de 5” (i-MID);

             Teto solar;

             Navegador touchscreen integrado ao trânsito.

 

2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR.

             Além dos motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa o subtanque de partida a frio.

 

2015 – Retorno da versão top EXR com mudanças no exterior e interior.

             Atualmente, a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR;

             Versão intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), também presentes na versão EXR;

             EXR ganha sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.

 

Editado por Carol Vilanova

 

Read Previous

Cobreq lança cubos, espelhos de freios e flanges para motocicletas

Read Next

Affinia conquista recertificação de sistema de diferentes gestão