Esportivo da Honda conta com charme de carros de corrida, com um motor bastante tecnológico e câmbio manual de seis velocidades
Texto: Carol Vilanova
Fotos: Carol Vilanova / divulgação
Na cor laranja, o esportivo cupê Civic Si não passa desapercebido. A plataforma é a mesma do Civic sedã, mas o design e o desempenho, quanta diferença… E o preço também, é claro, que chega a R$119.900,00.
Arrojada, sua carroceria é exclusiva, cheia de beleza e fluidez. Na grade dianteira, o logo Si se destaca, ao longo com o conjunto óptico, eficiente e esportivo. A traseira é marcada pelo amplo aerofólio e a ponteira de escapamento cromada.
Mas é mesmo de baixo do capô que o Si se mostra como realmente é: Sport Injection. Uma injeção esportiva, que vem do motor 2.4 i-VTEC com 16 válvulas DOHC, construído a partir do uso do alumínio no bloco, cabeçote e cárter.
O comando variável eletronicamente deixa o torque mais alto inclusive em baixas rotações, sem gastar muito combustível. Mais leve e ágil. São 206 cv de potência sempre a gasolina, com toque de 23,9 kgfm a 4.400 rpm. Segundo a engenharia da Honda, a ideia é oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes.
Na construção do motor, o sistema de variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permite isso. O que dá mais um toque esportivo se destaca no painel de instrumentos, onde um LED laranja acende mostrando a potência em altos giros, quando aumenta a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. E aí vem um ronco bastante agradável, pra quem gosta é claro.
O câmbio é manual de seis velocidades, com opção de rocas mais longas no modo Sport. O diferencial conta com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. A direção é daquelas assistida eletricamente, o que deixa o caro com uma dirigibilidade bem prazerosa.
O sistema de controle de estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) tem uma central que detecta falhas de aderência e trajetória, corrigindo-as. Ou seja, esportividade com tecnologia de ponta. Sua suspensão foi reformulada em relação a geração anterior, utiliza o tipo MacPherson na dianteira e a Multi-Link na traseira. Ambas passaram por alterações na geometria e trazem novos componentes.
No sistema traseiro, as molas estão com maior ângulo, os amortecedores têm nova calibragem e a barra estabilizadora está mais rígida, oferecendo mais estabilidade mesmo em curvas acentuadas. E para completar as rodas de 18” com liga leve arremetem ainda mais às pistas.
Internamente, mais esportividade, com bancos nas cores vermelha e preta e um painel que traz revestimento que parece fibra de carbono. A iluminação vermelha dá um toque de modernidade e charme ao modelo. Sem falar no conforto e recursos tecnológicos de última geração. É carro pra quem pode.
Ficha técnica
Motor 2.4l DOHC i-VTEC
Transmissão Manual de 6 velocidades
Potência 206 cv
Torque 23,9 kgfm
Velocidade de 0 a 100Km/h 7,9 s
Velocidade máxima 231 km/h
Direção assistência elétrica progressiva (MA-EPS)
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira Multi-link
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.