Um carrão daqueles que não dá vontade de parar de dirigir. Apesar de grande, não é trambolhão, é luxuoso e extremamente bem equipado. Todo renovado e na sua quinta geração, o Honda CR-V é um SUV de categoria, com um desenho externo moderno e acabamento interior do tipo premium.
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Nós testamos a versão Touring, a única que vem para o Brasil, importada dos EUA, e recheada de sofisticação. A dianteira conta com faróis full LED e um sistema interessante que que reduz o arrasto aerodinâmico, o Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade), ajudando, inclusive, na economia de combustível. Na traseira, o desenho das lanternas é único e chama atenção pela modernidade, principalmente no escuro.
A mecânica é Honda, então, difícil ser ruim, e logo se destaca com o motor 1,5 litro DOHC com injeção direta e quatro cilindros em linha, com duplo comando e controle eletrônico de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC), que segundo a marca, proporciona agilidade e desempenho ao longo de toda a sua faixa de operação.
Veja aqui o teste do Honda Civic Touring
Com a aerodinâmica otimizada e o motor turbinado, faltava uma transmissão eficiente, para isso a Honda adotou a esportiva transmissão continuamente variável (CVT) com lógica de controle Honda G-Shift. Dessa maneira, o novo CR-V alcança potência máxima de 190 cv a 5.600 rpm, enquanto o torque chega a 24,7 kgfm, na faixa entre 2.000 e 5.000 giros.
Honda CR-V: ousadia e performance
Falando da suspensão, por conta de um novo chassi e a maior altura livre do solo do modelo garantem agilidade ao SUV. A engenharia da marca explica que a suspensão dianteira do tipo McPherson e a nova suspensão traseira multibraços contam com amortecedores de baixo atrito. Buchas hidráulicas nas suspensões dianteira e traseira ajudam na redução da absorção das imperfeiçoes do solo.
O veículo adota o sistema de tração nas quatro rodas Real Time AWD, que foi melhorado na sua programação, proporcionando aumento do torque do motor (de até 40%), que pode ser direcionado às rodas traseiras, com base nas condições de rodagem. A dirigibilidade é garantida pela direção Electric Power Steering (EPS) com duplo pinhão e redução variável.
Passando rapidamente pelos recursos de segurança, o CR-V conta com os tradicionais controles de estabilidade e tração, além do controle que ajuda na operação dos freios (AHA), o monitor de atenção do condutor, o Honda LaneWatch, que abre uma câmera do lado direito quando é dado pisca e o Head Up Display, com as informações de rodagem a frente do olhar do motorista. Para fechar, toda tecnologia em conectividade possível.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.