Dentro de sua estratégia de crescimento no mercado brasileiro, a Hyundai Caoa lança o HD 80, novo caminhão leve da marca. Sucessor do HD 78, o novo modelo é produzido na fábrica da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). Disponível em versão única de acabamento, o modelo tem preço sugerido de tabela de R$ 118.800,00.
O HD 80 está equipado com o motor diesel 3.0 litros FPT F1C 2ST, fornecido pela FPT Industrial, com quatro cilindros em linha, sistema EGR, dois turbos, intercooler e injeção eletrônica de combustívelCommom Rail. Esse propulsor tem a potência máxima de 170 cv a 3.500 rpm. Já o torque máximo é de 40,8 kgf.m (400 N.m), sendo que ele está disponível a partir de 1.500 rpm, permanecendo constante até 2.200 rpm.
Segundo a Hyundai, entre os principais diferenciais do motor do Hyundai HD 80 está a tecnologia EGR (Exhaust Gas Recirculation, em português: Recirculação de Gases do Escape), que elimina a necessidade da utilização de ARLA e reduz a emissão de poluentes, atendendo, assim, as exigentes normas da sétima fase (P-7) do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).
A tecnologia EGR realiza a incorporação (recirculação) de uma parte dos gases decorrentes da queima à mistura ar/combustível que será injetada na fase de admissão dos cilindros. Com isso, há um aumento da temperatura na câmara de combustão, aumentando a eficiência da mistura e diminuindo a formação de gases poluentes, como o Óxido de Hidrogênio (NOx).
Complementando o conjunto motopropulsor, o HD 80 está equipado com uma moderna transmissão manual de cinco marchas, com sistema de embreagem servo-assistido, item que torna o acionamento do pedal mais leve para o condutor. O câmbio utilizado por esse lançamento possui um escalonamento de marchas projetado para proporcionar o melhor aproveitamento do torque e da potência gerados pelo motor.
A caixa de câmbio é ligada ao diferencial traseiro por um novo eixo cardan, do tipo monotron, ou seja, os dois segmentos que compõem o eixo (frontal e posterior) são balanceados em conjunto. O diferencial traseiro conta com uma nova relação entre pinhão e cremalheira (6,50:1), mais curta quando comparada ao do seu antecessor.
O chassi pode ser configurado para diversos ramos de atividade. Entre as opções de implementos que podem ser instalados estão: baú carga seca, baú isotérmico, baú frigorífico, carroceria aberta, plataforma de guincho, cesto aéreo e truck food.
Externamente, a cabine do Hyundai HD 80 conta com uma nova grade frontal. No interior, o modelo traz quadro de instrumentos e console central redesenhados, manopla de acionamento do freio de estacionamento, que passou a ser pneumático, além da inclusão do computador de bordo.
Segundo a marca, a cabine do HD 80 privilegia ergonomia, conforto e funcionalidade. O acesso é feito por degrau extralargo e a presença de um corrimão nas portas, facilitando a entrada e saída dos ocupantes. A Hyundai afirma que o motorista tem facilidade para encontrar a melhor posição para dirigir. O assento é reclinável e corrediço, e em conjunto com a coluna de direção com ajuste de inclinação, permitem ao condutor um ajuste ideal conforme a sua estatura física.