A Wega Motors ressalta a importância da verificação do filtro de cabine no inverno, para o bem-estar dos ocupantes de veículos. Com a aproximação da estação mais fria do ano, é sabido que os problemas respiratórios tendem a se agravar, por isso, a empresa argentina alerta para a verificação do filtro de cabine dos veículos a cada 10 mil km ou seis meses, o que ocorrer primeiro. Em casos de uso considerado severo do veículo, como em estradas de terra, grandes centros ou locais litorâneos com maresia ou muito frios, onde a incidência de umidade também é maior, recomenda-se a verificação a cada três meses.
Durante o inverno, o sistema de ventilação do veículo (que utiliza a mesma tubulação do ar condicionado) costuma ser muito usado, seja pelo ar quente ou pela circulação de ar interno/externo em dias de chuva ou muito frio, quando não se costuma abrir os vidros do veículo e muitas pessoas não se dão conta que mesmo não sendo diretamente utilizado, o filtro de cabine faz parte do sistema.
“Buscamos ter essa preocupação e conscientização do nosso cliente com relação a saúde, pois existe o risco de proliferação de ácaros, pólens e fungos que são carregados pelo ar para o sistema de ar condicionado nos veículos, podendo desencadear alergias respiratórias tanto em adultos como em crianças.”, ressalta Cesar Costa, Diretor Comercial da empresa. “Não queremos simplesmente vender um produto, queremos que nosso consumidor entenda que ele é importante e merece atenção em todos os períodos do ano, afinal é o bem-estar e a saúde da família que conta.” finaliza Costa.
Para saber como está a condição do filtro de cabine, verifique a localização dele no manual do veículo, pois varia de acordo com cada modelo e montadora. Um filtro em boas condições de uso possui cor clara ou branca. Se estiver cinza escuro ou com manchas, está na hora de trocar. Aconselha-se também a higienização do sistema ar-condicionado, disponíveis no mercado, como o granada, ozônio ou nebulizador para ar-condicionado.
“A cada dez carros que passam pela minha oficina, pelo menos cinco precisam de substituição e normalmente na preventiva já troco, obedecendo o prazo de a cada 6 meses ou 10.000 km, o que vencer primeiro.Recomendo a troca do filtro de cabine, limpeza e aspiração interna do veículo e finalizo com uma higienização, garantindo assim o bem-estar e principalmente a saúde de meus clientes e seus filhos, meus futuros clientes!”, aconselha Pedro Scopino, proprietário da Auto Mecânica Scopino.