Mecânica Leve: Confira a instalação da junta homocinética
Texto: Carol Vilanova
Apoio técnico: Volda
Uma das peças mais importantes para a movimentação do seu veículo, a junta homocinética é o componente que liga o semieixo da transmissão ao cubo da roda, auxiliando a transmitir a força do motor para as rodas de tração, permitindo que girem corretamente, mesmo quando elas estão virando, sem causar vibrações ou desgaste excessivo.
Por isso, sua manutenção é fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema de transmissão de um veículo, além de ser essencial para garantir a segurança e eficiência do veículo. Fatores como estalos ao fazer curvas e perda de controle do carro em curvas ou manobras bruscas podem indicar que a junta homocinética está com problemas.
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O ideal é verificar regularmente a coifa da junta homocinética (a borracha que protege a junta), para checar se não há rachaduras, furos ou desgaste. Se a coifa estiver danificada, a graxa pode vazar, levando ao desgaste da junta. Vale lembrar que a falha prolongada do componente que pode danificar outros componentes do sistema de transmissão.
No diagnóstico, um dos itens mais cruciais é a coifa, que se estiver danificada deve ser substituída para evitar a contaminação da junta por sujeira e poeira. A junta homocinética também deve ser lubrificada com graxa adequada, já que se perder lubrificação devido a danos na coifa, será necessário reabastecer com graxa nova.
Na manutenção preventiva, verifique se há folgas ou movimentos excessivos na junta. Sinais de desgaste podem incluir ruídos de estalos ao fazer curvas ou vibrações durante a aceleração. Se estiver desgastada ou danificada, é recomendável substituí-la. A junta homocinética é geralmente vendida como um kit que inclui a coifa, braçadeiras e graxa.
Fizemos a substituição do item com Volda, especialista no sistema. Na hora da troca, esteja atento ao uso de EPIs e ferramentas adequadas para remover e instalar a junta, evitando que a peça seja danificada.
1- Com o veículo no chão e o freio de mão acionado, “quebre” o torque dos parafusos da roda e da porca central da homocinética. Em seguida, levante o carro no elevador e remova a roda. É recomendável reinstalar a roda na mesma posição em que estava originalmente.
2- Na sequência, remova a porca sextavada na ponta do eixo.
3- Continue retirando o parafuso de trava do pivô da bandeja de suspensão e retire o pivô da bandeja.
4- O próximo passo é retirar a homocinética do cubo da roda.
5- Agora afrouxe as abraçadeiras da homocinética com a ajuda de uma chave de fenda.
6- Em seguida, desencaixe a homocinética do eixo utilizando o equipamento apropriado, o saca-homocinética.
7- Remova a trava de fixação da homocinética do eixo.
8- Compare as peças. Antes de instalar a nova homocinética, compare-a com a antiga para verificar a quantidade de dentes e as medidas, pois estas podem variar de acordo com o ano do veículo.
9- Coloque a nova trava da homocinética no eixo com a ajuda de uma chave de fenda ou alicate.
10- Na sequência, aplique a graxa na homocinética de maneira a preencher todos os espaços.
11- Coloque a coifa de proteção no eixo antes de instalar a homocinética.
12- Coloque a homocinética na ponta do eixo e use o saca-homocinética para pressioná-la e fixá-la adequadamente. É importante evitar o uso de martelos e marretas, pois podem danificar a peça.
13- Aplique o restante da graxa que sobrou no tubo na coifa. É crucial usar todo o conteúdo do tubo para garantir uma lubrificação adequada.
14- Instale as abraçadeiras fornecidas no kit da homocinética nas duas extremidades da coifa de proteção.
15- Encaixe o eixo estriado da homocinética no cubo de roda.
16- Instale o pivô de suspensão.
17- Agora, é essencial verificar o empeno dos discos de freio, pois uma diferença acima de 0,10mm de empeno pode indicar folga nos rolamentos ou empeno no alojamento da homocinética no cubo da roda. Isso pode diminuir a vida útil da peça, e acabar contribuindo para a ocorrência de problemas futuros, como a dificuldade na montagem da homocinética em caso de manutenção.
18- Para finalizar, recoloque a roda e faça o aperto final da porca da homocinética como o carro no chão, utilizando o torquímetro e o torque especificado para cada homocinética.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.