Instalação das velas de iridium na Yamaha. Novas velas de iridium deixaram de ser exclusividade de motocicletas com maior cilindrada, e agora podem ser instaladas em motos mais populares.
Texto: Carol Vilanova
Colaboração técnica: NGK
Nessa matéria, realizada com a ajuda do técnico da NGK, Hiromori Mori, vamos fazer a troca da vela da motocicleta Yamaha Factor YBR 125, ano de fabricação 2010, com 32 mik km rodados, por uma de iridium, que confere melhor desempenho.
Antes de ler essa reportagem, confira a troca das vela convencional da motocicleta em https://www.oficinanews.com.br/mecanica-duas-rodas/troca-de-velas-da-yamaha-factor-ybr-125/
“Um produto que classificamos como high performance, o iridium é um metal extremante duro, e resistente, que possibilita diminuir o diâmetro do eletrodo central da vela. Neste caso, utilizamos o diâmetro de 0,4 a 0,6 mm, enquanto na convencional é: 2mm”, explica Hiromori.
Não é recomendado colocar nenhum metal entre os eletrodos, se for necessário medir a folga, a análise dever ser feita com o auxílio de um projetor de perfil, o uso de calibradores pode danificar o eletrodo de Iridium.
Hiromori explica que recentemente esta vela de maior performance foi adicionada nas motos menores, mas começou com as motores de maior cilindrada. Está disponível no mercado de reposição, por um valor acima de 100% mais caro do que a vela comum.
Entre os benefícios desse produto estão a melhora da ignibilidade da vela, facilita a partida, possibilita marcha lenta mais regular, além de otimizar a retomada de aceleração. “Outros tipos de velas podem aumentar a durabilidade, mas não é o caso dessa”, esclarece Hiro.
A substituição é similar a de uma vela comum. Nesse caso, vamos trocar a vela e usar o torque angular para exemplificar.
1) Encoste a vela com a mão até o final, usando um tubo de borracha.
2) Com o soquete dê meia volta a três quartos de volta de aperto.
3) Vamos colocar o cabo terminal da linha tuning, V05FMHB, para dar um aspecto mais esportivo.
Obs.: Com relação ao terminal original da moto, este é mais robusto e proporciona melhor vedação.
4) Coloque a capa colorida até o final, marque a posição onde termina o cabo original, e corte a capa.
5) Rosquei o terminal no fio da bobina e encaixe o terminal na vela.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.