A montadora italiana acaba de lançar o modelo Tector 150E21 Economy 4X2, uma nova opção de caminhão na categoria de comerciais médios, com Peso Bruto Total de 15 toneladas, e renovado motor de 206 cv. O veículo é destinado para aplicações urbanas e de distâncias curtas e médias em rodovias.
O grande diferencial do caminhão é o motor desenvolvido pela FPT Industrial N45, capaz de alcançar 206 cavalos de potência máxima a 2.500 rpm e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações.
É um conjunto de quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros. De acordo com a Iveco, a maior vantage desse motor é a economia de combustível, que chega a 15% em relação aos concorrentes.
Para completer o trem de força, utiliza a transmissão mecânica Eaton, de seis marchas, com novo acionamento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas.
O conforto é priorizado com a adoção de molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevada. Segundo a marca, na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contribuindo para a estabilidade do caminhão. Além disso, as molas parabólicas são mais leves, mais modernas e suportam quantidades maiores de carga. Já a suspensão da cabine é construida com molas helicoidais.
O caminhão conta com eixo traseiro Meritor MS 23-235 com duas relações de redução. Na caixa baixa, com carga que exige mais força do veículo, oferece ao motorista condições de sobrepor obstáculos do dia a dia com maior facilidade. Na caixa alta, permite guiar o veículo em situações que requerem menos força do conjunto motriz.
O eixo dianteiro Iveco é forjado e tem capacidade técnica para 5.000Kg. O cubo de roda é banhado a óleo, em vez de lubrificado com graxeira, reduzindo paradas para manutenção e aumentado a disponibilidade do veículo para as missões rotineiras do transportador. O preço do caminhão parte de R$ 155 mil.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.