Iveco amplia gama Tector com modelo de 15 toneladas

A montadora italiana acaba de lançar o modelo Tector 150E21 Economy 4X2, uma nova opção de caminhão na categoria de comerciais médios, com Peso Bruto Total de 15 toneladas, e renovado motor de 206 cv. O veículo é destinado para aplicações urbanas e de distâncias curtas e médias em rodovias.

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O grande diferencial do caminhão é o motor desenvolvido pela FPT Industrial N45, capaz de alcançar 206 cavalos de potência máxima a 2.500 rpm e torque de 720 Nm, na faixa que vai de 1.350 a 2.100 rotações.

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Motor N45 de 4.5 litros e 206 cv de potência

É um conjunto de quatro cilindros e tecnologia SCR, teve um aumento de cilindrada em relação ao seu antecessor – o motor NEF4 – de 3,9 para 4,5 litros. De acordo com a Iveco, a maior vantage desse motor é a economia de combustível, que chega a 15% em relação aos concorrentes.

Para completer o trem de força, utiliza a transmissão mecânica Eaton, de seis marchas, com novo acionamento a cabo, que permite um aumento no conforto e na precisão da troca de marchas.

O conforto é priorizado com a adoção de molas parabólicas da suspensão dianteira do veículo, com capacidade de absorção de impacto e vibrações elevada. Segundo a marca, na suspensão traseira, as molas parabólicas de duplo estágio se adaptam melhor aos diferentes tipos de terreno, distribuindo os impactos e contribuindo para a estabilidade do caminhão. Além disso, as molas parabólicas são mais leves, mais modernas e suportam quantidades maiores de carga. Já a suspensão da cabine é construida com molas helicoidais.

O caminhão conta com eixo traseiro Meritor MS 23-235 com duas relações de redução. Na caixa baixa, com carga que exige mais força do veículo, oferece ao motorista condições de sobrepor obstáculos do dia a dia com maior facilidade. Na caixa alta, permite guiar o veículo em situações que requerem menos força do conjunto motriz.

O eixo dianteiro Iveco é forjado e tem capacidade técnica para 5.000Kg. O cubo de roda é banhado a óleo, em vez de lubrificado com graxeira, reduzindo paradas para manutenção e aumentado a disponibilidade do veículo para as missões rotineiras do transportador. O preço do caminhão parte de R$ 155 mil.

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