Tecnologia Jet Flex dispensa o tanquinho no modelo, gradativamente vai equipar todos os veículos da JAC Motors no Brasil
A Jac Motors chegou ao Brasil em 2011 e até hoje vem apresentando novas possibilidades de consumo ao seu público-alvo. Desta vez, começou com o objetivo de transformar os já conhecidos J3 S e J3 Turin S em veículos bicombustíveis, mas foi bem além. Lançou os veículos flex, com uma carroceria totalmente redesenhada e, a partir da aplicação da tecnologia Jet Flex, dispensou o tradicional tanquinho de gasolina, que facilitava as partidas em dias mais frios quando abastecido com etanol.
Para alcançar este resultado, fez alguns ajustes no motor 1.5 original, destacando a galeria de alimentação do sistema de injeção de combustível. Logo, nos novos bicombustíveis da Jac Motors esta flauta é maior e mais alta, para comportar novos bicos injetores equipados com um sistema de pré-aquecimento do etanol que, trabalhando junto com uma central eletrônica, funciona sem a necessidade do tanquinho de gasolina. Nessa matéria fizemos o teste com o modelo J3 S, ou seja, a versão sedan.
A nova linha de bicombustíveis da marca – J3 S 1.5 Jet Flex e J3 Turin S 1.5 Jet Flex – tiveram seus motores herdados do sedã médio J5, com a adoção da tecnologia sem tanquinho. Dessa maneira, a potência máxima conseguida é de 127cv com etanol e de 125 cv a gasolina, sempre a 6000 rpm. De torque, são 154 Nm (etanol) e 152 Nm (gasolina) ambos a 4.000 rpm. Segundo a montadora, o veículo faz de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e chegam a quase 200 km/h de velocidade máxima. Isso com sua transmissão manual de cinco velocidades.
E para combinar desempenho e potência com baixo nível de consumo, a montadora utiliza a tecnologia VVT aos automóveis. A sigla quer dizer Comando Variável de Válvulas, ou Variable Valve Timing, e tem a função de controlar o tempo de abertura das válvulas, de modo que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, e apresente potência nos altos regimes. Traduzindo, o motor é bastante ágil mesmo em baixas rotações, e o consumo de combustível é honesto.
Já para tentar manter um padrão de conforto, os novos modelos têm suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link, também com molas helicoidais.
Olhando pelo lado de fora, as novidades do J3 ficam por conta das novas rodas, com design exclusivo; faixas decorativas na lateral e o logo “Jet Flex na tampa do porta-malas. Internamente, por sua vez, toda a família J3 S 1.5 Jet Flex passa a ter novos pedais e soleiras, além da cor vermelha na costura no volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel.
Além disso, os novos modelos vêm com direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de série.
Ficha técnica
Motor 1.5 l Flex
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas Duplo no cabeçote acionamento por corrente
Variação do comando Admissão
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro dos cilindros 75 mm
Taxa de compressão 10,5:1
Curso dos pistões 84,8 mm
Cilindrada 1499 cm³
Potência 127 cv (etanol) e 125 cv (gasolina) a 6000 rpm
Torque 15,7 kgfm (etanol) e 15,5 kgfm (gasolina) a 4000 rpm
Combustível Etanol/gasolina
Alimentação Injeção multiponto
Transmissão Câmbio Manual de 5 marchas
Tração Dianteira
Embreagem Monodisco a seco
Suspensão Dianteira Independente, McPherson
Suspensão Traseira Independente, McPherson
Freios Dianteiros Disco ventilado
Freios Traseiros Tambor
Direção Assistência Hidráulica
Diâmetro de giro 10 m
Pneus dianteiros 185/60 R15
Pneus traseiros 185/60 R15
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.