Tech Drive: JAC E-J7: mobilidade elétrica em sedã premium. A grande jogada da Jac nesta empreitada de veículos elétricos é oferecer os modelos com preços semelhantes aos veículos a combustão. É a estratégia do JAC E-J7, um sedã de grandes dimensões, totalmente elétrico, que surpreendeu por ter boa autonomia e gastar pouca energia na estrada.
O modelo é importado da China e apresenta uma silhueta um tanto coupé, com linhas fluidas com caimento suave do teto na parte traseira. O peso do sedã é de 1.650 kg e tem 4,77 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e entre-eixos de 2,76 metros, com capacidade do porta-malas de 520 litros.
Debaixo do capô, o conjunto de motor elétrico com 192 cv de potência e torque de 34,6 kgfm, que é bem forte na saída, chegando muitas vezes a cantar o pneu quando acelerado um pouco mais forte. Aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 6,4 segundos.
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A engenharia da marca explica que são 50,1 kWh de capacidade de carga e 402 km de autonomia divulgada, com três modos de condução disponíveis – Eco, Comfort, Sport. Para preservar a autonomia, entretanto, a velocidade máxima do modelo é limitada eletronicamente a 150 km/h.
Não podemos negar que o sedã tem boa dirigibilidade, com muita estabilidade, apesar de uma suspensão mais dura. A dianteira é do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. Já a traseira, é do tipo multibraço com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal. A direção tem assistência elétrica.
Um sedã com interior bem-acabado, com uma central multimidia vertical de 13”, e amplo espalho para os ocupantes. Em relação aos equipamentos de segurança e conforto, o Jac E-J7 não faz feio para os concorrentes, com recursos como o BAS – Brake Assist System, TCS – Traction Control System, ESP – Eletronic Stability Program, HSA – Hill System Assist entre outros.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.