JAC T6: utilitário mecânica simples e motor flex

Utilitário de mecânica simples conta com motor 2.0 bicombustível e câmbio manual de cinco marchas, com preço acessível está de bom tamanho

Texto e fotos: Carol Vilanova 

Bonito, estiloso e com uma boa dose de tecnologia embarcada. O Jac T6 é um SUV de médio porte é outro modelo da marca que quebra preconceitos em relação aos produtos, mais especificamente, aos carros chineses. O T6 é um modelo de bom gosto e tem mais um ponto positivo no carro: o preço bastante acessível.

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Com um design bastante atrativo e arrojado, o T6 tem uma mecânica bastante simples e eficiente. O motor é novidade da marca no Brasil, o 2.0 16V VVT Jet Flex, todo construído em alumínio, movido tanto à gasolina quanto à etanol, dispensando o uso do tanquinho para partida frio.

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JAC T6: utilitário mecânica simple e motor flex

O nome dessa tecnologia na Jac é Jet Flex, é fornecida pela Delphi e utiliza um sistema de pré-aquecimento para o etanol e elimina a gasolina para partida em dias mais frios. Outra tecnologia de ponta é o sistema de comando de válvulas variável, o VVT, que controla eletronicamente a abertura e o fechamento das válvulas.

Dessa maneira, o torque é otimizado em todos os regimes de rotações, com destaque nos baixos e médios regimes, segundo a marca. A combinação desses recursos permite que o motor gere 155 cv e 160 cv, com gasolina e etanol, respectivamente, ambos a 6.000 rpm. Em relação ao torque, atinge 20,6 kgfm a partir dos 3.000 giros, mantendo assim até 4.500 rpm.

2.0 VVT 16V Jet Flex
2.0 VVT 16V Jet Flex

O motor é razoavelmente econômico para um SUV e anda muito bem, com respostas rápidas e boas retomadas, inclusive na subida. Outro ponto que deixa o carro gostoso de dirigir é a direção com assistência elétrica progressiva.

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Combinado ao motor, está o câmbio manual de cinco velocidades, mais acertado do que os outros modelos da marca, não se sente o engatar das marchas, sendo macio e preciso. Mas bem que poderia ter um automático no lugar, pelo status do carro, o que já está em estudo, assim como um motor turbo, mas tudo depende da sua aceitação por aqui.

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Estabilidade e segurança são características do modelo, que usa suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e Dual link na traseira. Além disso, mols e amortecedores foram calibrados para que se adaptassem aos solos brasileiros.

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O conjunto de freios é composto por discos nas quatro rodas com ABS e EBD, enquanto as rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho exclusivo, com pneus 225/60 R17.

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O T6 vem equipado com ar-condicionado, trio elétrico, volante multifunções com regularem de altura e uma central multimídia que se conecta com celulares e tablets numa tela touchscreem de 7 polegadas, onde é reproduzida a câmera de ré.

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Com design italiano e porte de gente grande, um dos argumentos de venda da Jac é a garantia de seis anos e, claro, o preço, que começa em R$ 69.990,00, dependendo das poucas diferenças entre as versões.

Ficha técnica

Motor 2.0 VVT 16V Jet Flex
Tipo de motor Quatro cilindros em linha
Deslocamento volumétrico 1997 cc
Diâmetro x Curso 85 x 88 mm
Comando de válvulas DOHC 16V VVT
Potência Máxima 155 cv (gasolina) / 160 cv (etanol) a 6000
Torque Máximo 200 Nm (gasolina) / 202 Nm (etanol) a 4000
Taxa de compressão 10:1
Transmissão Manual de cinco velocidades
Suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios Dianteiro a disco ventilado e traseiros a discos sólidos
Pneus 225/60/R17
Rodas Em liga de alumínio 17″

 

 

 

 

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