Tech Drive: Avaliação do Jeep Commander: motor 1.3 turbo com muita tecnologia. Para quem gosta de carro grande, o Jeep Commander está na linha de frente, e eleva junto com sua carroceria de sete lugares, o conceito de SUV premium. Desenho imponente, interior luxuoso e conectado, mecânica avançada. É daqueles carros que no final da semana de teste, não queremos devolver. Nossa versão, muito bem equipada era a Limited Turbo Flex T270 4×2 AT6.
Por fora muito equilíbrio e o DNA da Jeep de maneira muito explicita, com um toque de linhas marcantes, até mesmo um pouco de esportividade as sete fendas na grade dianteira, com faróis unificados, marcantes para o modelo. A silhueta traseira é mais uma característica forte, finalizando com a assinatura das lanternas.
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Um motor que é usado em modelos da marca, e funciona muito bem no Commander. Trata-se do Turbo Flex T270, que promete baixas emissões de CO2 e coloca um ritmo bastante interessante no desempenho. Bicombustível e equipado com turbo, o propulsor entrega 185 cv de potência e 270 Nm – que dá o nome ao motor – equivalentes à 27,5 Kgfm.
O engenho de 1.3 litro está montado em bloco de alumínio, que o torna mais leve e mais resistente a altas temperaturas. Tem dois comandos de válvulas e a tecnologia MultiAir III, um sistema eletro-hidráulico que controla a duração e a elevação das válvulas de admissão.
É dotado de injeção direta de combustível, com injetores posicionados quase verticalmente a 23 graus de ângulo dentro da câmara de combustão, reduzindo as emissões por conta do menor contato do spray com a parede do cilindro.
Completando o trem de força, o câmbio automático de 6 velocidades e a tração 4×2. Quando aplicado o modo Sport de condução, a calibração do módulo permite trocas de marchas mais rápidas em rotações mais altas, com uma direção progressivamente mais firme, resultando em respostas mais ágeis do acelerador.
O conjunto de suspensão tem geometria e calibração adaptadas para as dimensões e o peso do modelo, segundo a engenharia da marca, e foi desenvolvido para entregar o melhor desempenho, dirigibilidade e conforto em variadas condições e tipos de solo.
Com o Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas, o torque de frenagem é aplicado na roda que está escorregando e transfere o torque para outra roda que esteja em contato com o piso.
Para marcar os dispositivos de conectividade, o cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Conta também com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução (é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia). No entanto, caso outros passageiros queiram realizar o carregamento com fio, existem portas USB nas três fileiras de assentos.
Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
O Jeep Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.