Fizemos a avaliação do Jeep Commander, um SUV sofisticado com motor 1.3 turbo. Vai vender bem e vai liderar em seu segmento, isso ninguém pode negar. O Jeep Commander chega para ser o topo de linha da marca, carregando com ele a possibilidade de transportar até sete passageiros, com um belo design, esportividade e uma longa lista de recursos tecnológicos e de segurança.
A versão que testamos foi a Outlander, com motor Turbo flex e tração 4×2. Talvez seja esse a única ressalva, um carro grande demais para um motor 1.3, mesmo que seja turbo. Vamos começar pelo powertrain, que combina o motor Turbo Flex T270 com o câmbio automático CVT AT6, ou seja, de seis marchas.
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Destaque nesse conjunto é a tecnologia MultiAir III da Stellantis, que faz o controle eletrônico flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão. A injeção direta tem o ângulo dos injetores de combustível quase na vertical, o que reduz as emissões por conta do menor contato do spray com a parede do cilindro, além de favorecer a formação de mistura ar/combustível.
Com essa configuração, o Commander alcança os 185 cv de potência e 270 Nm de torque, ou 20,4 kgfm. O modo de condução Sport habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas, o que reflete diretamente na resposta mais ágil do acelerador e deixa a direção mais firme, dando mais esportividade ao conjunto.
Uma ampla gama de equipamentos voltados para a direção autônoma foi incorporada ao Commander como itens de série. Entre eles o controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Temos ainda recursos que ajudam na segurança: o Traction Control +, um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas.
Um SUV planejado para ser completo não poderia deixar de oferecer teto solar panorâmico, sistema de som premium, banco de passageiro elétrico e porta-malas com sensor de presença. Além disso, um interior sofisticado traz bancos em couro e suede marrom e um painel de instrumentos Full Digital de 10,25”, além da central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio.
O desenho externo tem o DNA da marca, com elegância, traz as marcantes sete fendas na dianteira que, combinadas aos faróis unificados, reforçam a personalidade da Jeep no veículo. Uma traseira alta, com uma barra horizontal que destaca os vincos robustos, com lanternas de LED bastante modernas com um desenho inédito.
O conjunto óptico ressalta os faróis Full LED, com seta dinâmica, que além de ser tendência em carros premium, dão mais segurança. O grupo óptico traz total harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e DRL também são em LED.
Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.