Tech Drive: Jeep Renegade: SUV com espírito radical e motor flex. Em plena comemoração de aniversário, já são cinco anos de comercialização no mercado nacional, o Jeep Renegade continua deixando transparecer seu charme, sem perder aquele toque radical, que vem com a marca e com o visual. Ele é diferente de todos os outros SUVs, e com seu desenho quadradinho, desde 2015 já vendeu 250 unidades por aqui, fora o que foi exportado.
Leia outras matérias da Revista Oficina News
Desta vez, rodamos com a versão Limited 1.8 Flex, bem completa em relação a equipamentos, e trazendo já os incrementos da nova linha, como as lanternas traseiras de LED e os faróis full LED de série, que têm seu estilo todo único. E não é só para ficar mais bonito não, é por segurança também, já que o fluxo luminoso é 50% mais eficiente que as lâmpadas halógenas.
O Jeep Renegade, como a FCA gosta de reforçar, foi projetado desde o início para ser um utilitário-esportivo, com carroceria robusta e suspensão independente nas quatro rodas em todas as versões.
O propulsor do Renegade ainda é o 1.8 EtorQ Evo Flex, que passou por algumas alterações, entre as quais destacamos o coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável).
Neste sentido, a potência máxima chega a 139 cv a 5.750 rpm, com uso do etanol, equanto torque de 19,3 kgfm a 3.750 rpm, que segundo a marca é entregue de forma mais linear por toda a faixa de giros.
Maior eficiência em baixas rotações é conseguido porque, segundo a engenharia, trabalha com dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.
Jeep Renegade: SUV com espírito radical e motor flex
Nosso modelo contava com sistema Stop&Start, que contribui com a redução do consumo, desligando o motor em paradas de semáforo ou engarrafamentos, e religando em seguida, assim que se solta o pedal do freio. Muitos preferem desligar o recurso por meio do botão no console.
O Jeep Renegade, pelo seu estilo aventureiro, é calçado com pneus verdes, que diminuem a resistência de rolagem, geram menos ruído e contribuem em até 2% na redução do consumo de combustível, além de ter maior vida útil.
Para incrementar na conectividade, uma central multimídia com tela de 8,4 polegadas e tudo que tem direito em relação a navegabilidade e informações.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.