Kia Motors anuncia construção de fábrica no México

A Kia Motors Corporation assinou no dia 28 de agosto um acordo de investimento com o governo do México, para construção de uma fábrica em Monterrey, no nordeste do estado de Nuevo León. O país foi escolhido, porque é um dos principais mercados do mundo em que a Kia não tem presença de vendas.

Para as montadoras coreanas, a criação de unidades de produção locais é fundamental para entrar de forma competitiva no mercado do México, já que o país impõe altas tarifas sobre os carros importados da Coreia. Além disso, o México é bem conhecido por sua qualificada força de trabalho de baixo custo e numerosos acordos de livre comércio (como o NAFTA) com cerca de 40 países.

A construção da planta Kia Motors do México está prevista para começar no final de setembro deste ano e concluída no primeiro semestre de 2016. A nova fábrica contará com capacidade de produção anual de 300.000 veículos, aumentando assim a capacidade de produção global para 3,37 milhões de veículos, incluindo 1.690.000 veículos em plantas domésticas sul-coreanas e 1.680 mil em fábricas no exterior. A Kia planeja produzir uma gama de modelos compactos, ainda a ser confirmada na nova fábrica.

Com investimento de cerca de US$ 1 bilhão, a nova fábrica será situada em um local de 500 hectares (53,8 milhões metros quadrados), que também servirá de parque industrial a inúmeras instalações das empresas fornecedoras.

A marca ainda planeja utilizar a planta como base para o reforço da presença de vendas em toda a região Central e da América do Sul, libertando-se do fornecimento de plantas domésticas da Kia para resolver problemas de falta de abastecimento em outras regiões do mundo.

Read Previous

Geely GC2 quer conquistar público brasileiro pelo design

Read Next

Honeywell anuncia operação entre divisões automotiva e aeroespacial